Como fazer pesquisa avançada no Windows


Uma das ferramentas mais elogiadas do Windows 7 é sua pesquisa integrada no Menu Iniciar e no Windows Explorer, que permite achar seus arquivos pessoais sem perda de tempo. Basta digitar alguma palavra que tem relação com o programa ou arquivo procurado, e a pesquisa já exibe os resultados de forma praticamente instantânea. Com isso, a pesquisa é uma ferramenta muito poderosa em qualquer versão recente do Windows: Windows 7, Windows 8, Windows 8.1, Windows 10..
Essa pesquisa é eficiente se você souber o nome do que está procurando - ou pelo menos parte dele. Se você não sabe o nome do arquivo ou se você sabe apenas algumas características dele (tamanho ou data de criação,por exemplo), é necessário um pouco mais de conhecimento da Pesquisa no Windows 7 para você encontrar os arquivos que procura.

PESQUISA AVANÇADA NO WINDOWS

A Pesquisa Avançada no Windows permite o uso de diversos filtros, e neste artigo você terá alguns exemplos deles. Lembre-se de que todos os exemplos que podem ser usados tanto no Menu Iniciar quanto no Windows Explorer.
INICIAIS
Se você está procurando um programa ou um arquivo com nome longo, use as iniciais para encontrá-lo rapidamente. Desta maneira, Windows Media Player pode ser encontrado com a pesquisa (w m p) e uma foto com o nome Cidade Grande é facilmente encontrada com a pesquisa (c g).
Pesquisa Avançada no Windows
E-MAILS
Muitos clientes de e-mail apresentam pesquisas internas, mas os clientes mais conhecidos (Microsoft Outlook 2010 e Windows Live Mail, por exemplo) integram as mensagens na pesquisa no Windows 7. Isto significa que se você está procurando uma mensagem específica, não precisa nem abrir seu cliente de e-mail: basta digitar as palavras relacionadas à mensagem.
Pesquisa no Windows 7
ASPAS
No exemplo acima, a pesquisa por Windows 8 resultou em vários arquivos que contém as palavras "Windows" e "8". Para resolver este problema, simplesmente faça a pesquisa com o termo entre aspas. Desta forma, apenas itens que contém "Windows 8" serão listados:
DIMENSÕES EXATAS DE IMAGEM
Se você sabe a largura e/ou a altura do que está sendo procurado, a pesquisa no Windows 7 inclui os filtros largura: e altura: - e no exemplo abaixo, são listadas todas as imagens com o nome Tempestade e com a largura exata de 1920 pixels (tempestade largura:1920):
DIMENSÕES DE IMAGENS
Se você não tem certeza absoluta do tamanho da imagem na pesquisa no Windows 7, os filtros de largura e altura exatas podem mais atrapalhar que ajudar. Usando os sinais de menor (<), maior (>) e igual (=) você pode usar filtros inexatos. Veja a imagem abaixo: estamos listando todas as fotos com largura menor que 1920 pixels e altura menor ou igual a 1000 pixels (largura: < 1920 altura:<=1000).
TIPO DE ARQUIVO
Como encontrar documentos Word em uma pasta? Basta usar o filtro tipo. Na imagem abaixo, Tipo: Word mostra apenas arquivos criados pelo Word. Para encontrar determinado formato de arquivo, você deve digitar Tipo: <formato do arquivo>. Exemplo: Tipo: psd mostrará apenas arquivos com extensão psd.
Você também pode usar Tipo: Documento para encontrar documentos texto ou Word utilizando a pesquisa no Windows 7:
OPERADOR LÓGICO OU
E se você quer misturar filtros? Basta usar o operador lógico OU (em letras maiúsculas). Veja o resultado da pesquisa que lista todos os arquivos cujo tipo contém a palavra 'Documento' e todos os arquivos com largura de 1920 pixels (largura: 1920 OU tipo: Documento). Se você usa o operador OU, todos os arquivos que encontrados com pelo menos um filtro são listados.
OPERADOR LÓGICO NOT
O operador de negação (NOT, que significa NÃO em inglês) tem como objetivo excluir arquivos que são encontrados com um filtro. Por exemplo, se você quer todos os arquivos que contém a palavra 'Documento' no tipo, menos arquivos do Word, basta fazer a pesquisa como na imagem abaixo (tipo: Documento NOT tipo:Word).
PESQUISA POR MARCAS
Você também pode encontrar marcas relacionadas a imagens. Para isso, use o filtro marcas: ou marca: (são equivalentes). No caso abaixo, estamos encontrando todas as fotos com a marca 'cidade' (marcas: cidade).
É bom lembrar que as marcas são palavras-chave (tags) que podem ser adicionadas à imagem para que estas possam ser catalogadas. Para saber quais são as marcas de uma imagem, clique nela e leia o que aparece depois de Marcas: no rodapé da janela, ou clique na imagem > Propriedades > Detalhes e veja o item Marcas.
USO DE PARÊNTESES
Com parênteses, você obtém pesquisas mais sofisticadas na pesquisa no Windows 7. Veja o primeiro exemplo de pequisa: foi usado (marcas:noite NOT marcas:cidade OR marcas:natureza) para encontrar todas as imagens que tenham a marca 'noite' sem as marcas 'cidade' e 'natureza'.
Infelizmente ela exclui as fotos com a marca 'cidade' e mantém as fotos com a marca 'natureza'. Como resolver isso? basta usar os parênteses na pesquisa (marcas:noite NOT (marcas:cidade OR marcas:natureza)) e estamos listando as todos com que tenham a marca ‘noite’ e não tenham as marcas ‘natureza’ ou ‘cidade’:
PESQUISA POR DATAS
Se você sabe alguma data relacionada ao arquivo procurado (data de criação ou data da última modificação, por exemplo), basta usar o filtro data: seguindo pela data desejada.
Na pesquisa exibida pela imagem (data:09/12/2010), vemos todas as imagem que tem esta data em alguma de suas propriedades:
INTERVALO DE DATAS
Neste caso, você pode usar o modificador “..” (dois pontos) entre duas datas. Desta maneira você está procurando qualquer arquivo com uma data entre as duas datas passadas. No exemplo abaixo estamos listando todos os arquivos com data entre o início de 2010 e o dia 09 de novembro de 2011 (data: 01/01/2010..09/11/2011).
PALAVRAS-CHAVE NA PESQUISA POR DATAS
O Windows 7 apresenta um conjunto de palavras-chave quando você usa o filtro de datas, permitindo fazer pesquisas sem nem colocar datas específicas. Você pode usar termos como Hoje, Ontem, Anteriormente nesta semana, Semana passada, Anteriormente neste mês, Anteriormente neste ano e Há muito tempo no lugar de datas fixas.
Veja o exemplo abaixo, listando arquivos criados ou modificados durante o ano de 2011 (data: anteriormente neste ano .. hoje). Você não precisa digitar os termos entre aspas:
FILTROS ESPECÍFICOS PARA TIPOS ESPECÍFICOS DE ARQUIVOS
O filtro tiradaem: procura especificamente a data em que uma foto foi tirada - ou seja, serve apenas para imagens, justamente porque apenas imagens em uma propriedade deste tipo.
Na imagem abaixo, temos uma pesquisa por imagens tiradas no dia 05 de Dezembro de 2010(tiradaem:05/12/2010).
Da mesma forma, o filtro artista: só serve para a pesquisa por músicas, pois apenas músicas tem este tipo de informação. No exemplo, vemos todas as músicas cujo artista contém a letra R (artista:~=R).
OPERADORES LÓGICOS AVANÇADOS
Repare que a pesquisa no item anterior usando o operador ~=. Este operador indica que o Windows pode mostrar qualquer resultado no filtro que contenha o texto digitado.
Há outros operadores que podem ser usados com diferentes filtros. Exemplos: (nome: ~! cidade) que lista arquivos cujo nome não tenha a palavra 'cidade' (o filtro nome: só é necessário se você usa alguma restrição do gênero) e a (marca:~<esc) que lista arquivos com marcas que começam com a expressão esc, como escuro e escuridão:
SALVANDO SUAS PESQUISAS
Você quer salvar uma na pesquisa no Windows 7? Clique com o botão direito do mouse na janela e escolha Salvar Pesquisa. Você terá acesso à pesquisa salva pelos favoritos e pelo Menu Iniciar, fazendo uma pesquisa pelo nome usado para salvá-la:



Tecnologia do Blogger.