Configuração inicial de rede da iDRAC7



Integrated Dell Remote Access Controller (iDRAC) é uma ferramenta de gerenciamento do hardware e solução de software que fornece recursos de acesso remoto, recuperação do sistema e funções de controle de energia para os sistemas Dell PowerEdge.
Ela usa um microprocessador  integrado para controle e monitoramento remoto independente do sistema operacional.
Depois de configurado na rede, ela pode ser acessada no endereço IP atribuído pela interface de web (IE, Firefox...), telnet ou SSH.
Maiores informações, clique aqui.

Este guia rápido, que provê os passos básicos para configurar e usar a iDRAC7, foi validado com a versão 1.30.30 com a Lifecycle Controller 2 versão 1.1.
1- Ligue ou reinicie o servidor.
2- Durante o Power-On Self-Test (POST), pressione  <F2>  quando F2 = System Setup for exibido na parte direita superior  da tela, conforme figura a seguir.
3- No menu principal da página System Setup, click em iDRAC Settings, após click em Network. A página iDRAC Settings . Network será exibida.
4 – Especifique as seguintes configurações:
                 - Network Settings:
Enable NIC — Selecione Enabled.
NIC Selection (servidores de rack e torre apenas) – Selecione Dedicated (iDRAC7 Enterprise only) se estiver habilitado. Caso contrário, selecione uma das LOMs listadas para trafegar os dados da iDRAC (a LOM selecionada estará compartilhada com o sistema operacional). Tenha certeza que o cabo de rede está conectado na porta escolhida.
NOTA: A opção Dedicated (iDRAC7 Enterprise only) estará disponível apenas para servidores de rack e torre com licença de iDRAC Enterprise.

 - Common Settings (opcional):
Register DRAC on DNS — Selecione Enabled para que a iDRAC7 se registre automaticamente com o DNS server, se o DNS server estiver configurado para aceitar updates dinâmicos.
NOTA: Se esta opção estiver desativada, a opção Enabled DHCP abaixo de IPv4 Settings ou  Enable Auto-configuration abaixo de IPv6 Settings deve estar habilitada.
DNS DRAC Name — O nome padrão é idrac-<Dell Service Tag #>. Use o nome padrão ou especifique um nome único para a iDRAC.
Auto Config Domain Name — Selecione Enabled se você está usando um servidor DCHP configurado para prover o nome de domínio.
Static DNS Domain Name — Especifique o nome do domínio, por exemplo test.lab, se Auto Config Domain Name estiver selecionado como Disabled.
 - IPv4 Settings:
NOTA: Você também pode selecionar  IPv6 Settings ao invés de IPv4. Veja o iDRAC7 User's Guide disponível aqui para configuração do IPv6.
Enable IPv4 — Selecione Enabled.
Enable DHCP — Selecione Enabled se você usa um servidor DHCP para obter as configurações automaticamente. Senão, selecione Disabled e informe os valores do IP Adress, Gateway e Subnet Mask de acordo com sua rede.
Use DHCP to obtain DNS server addresses — Selecione Enabled se você usa um servidor DHCP para obter as configurações de DNS automaticamente. Senão, selecione Disabled e informe os valores dos endereços em Static Preferred DNS Server e, opcionalmente, Static Alternate DNS Server.
5- Click em Back, Finish e então click Yes quando exibido para salvar as alterações.
6- Agora Exit e aceite o reboot do servidor.
NOTA: Se você possui habilitado um DHCP e não consegue conectar a iDRAC7 usando o Fully Qualified Domain Name (FQDN) da iDRAC, você pode obter o endereço IP da iDRAC fornecido pelo DHCP em:
- No painel LCD frontal do servidor.
- Entre novamente em F2 = System Setup, click em iDRAC Settings e então click em System Summary. Na seleção Current IPv4 Settings, veja o valor de Current IP Address.
 
7- Depois da configuração básica descrita até aqui, você pode acessar remotamente a iDRAC7 usando um dos navegadores web suportados, Internet Explorer, Firefox, Google Chrome ou Safari. Para a lista das versões dos navegadores suportados e sistemas operacionais, veja o arquivo readme da iDRAC7. O arquivo readme está postado com o iDRAC7 User's Guide aqui
8- Para entrar na interface web da iDRAC7, abra o navegador web usando o endereço IP ou FQDN da iDRAC, por exemplo:
https://192.168.0.120
https://idrac-CDVB7R1.test.lab
Uma página de aviso de certificado sera exibida. Continue para que as opções da página web da iDRAC7 seja exibida.
NOTA: Para informações detalhadas das configurações do seu navegador ou certificados com a iDRAC7, veja o iDRAC7 User's Guide aqui
6- A página de Login
  
7- Acesse com as credenciais padrão: Username: root, Password: calvin.
NOTA: O Username e Password são case-sensitive.
A página Default Password Warning é exibida.
8- É recomendado que você altere o password padrão do usuário root. Entre com um novo password em New Password, Confirm Password e click Continue.
Click no ícone ? para informações sobre número e caracteres suportados para o novo password.






Configuração inicial de rede da iDRAC7 Configuração inicial de rede da iDRAC7 Reviewed by William Nascimento on 15:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.