Como acessar um PC Windows remotamente com um Mac


Matéria extraída do site www.macmais.com.br
Escrito por Marco Andrei Kichalowsky. Colaborou: Rodrigo Martin

Já é cada vez mais comum encontramos Macs e PCs em um mesmo lugar. Muitos escritórios ou residências já têm uma rede híbrida, isto é, com as duas plataformas coexistindo amigavelmente, e precisam trabalhar com os dois sistemas operacionais. Pois para aqueles que preferem não sair da frente de seu Mac para controlar uma estação de trabalho ou administrar um servidor rodando o sistema operacional da Microsoft, a empresa antigamente presidida por Bill Gates oferece o Remote Desktop Connection (RDC).

Semelhante ao Apple Remote Desktop, o software permite o controle remoto de computadores rodando Windows, XP ou Vista. Toda a máquina Windows tem um servidor RDC instalado (igualzinho ao Mac OS X 10.5 Leopard), que pode ser ativado para responder a comandos emitidos por programas-clientes. Recentemente, a Microsoft publicou a versão 2.0 do Remote Desktop Connection Client para Mac, que pode ser baixado do site Mactopia.

Mas é importante ressaltar algumas diferenças entre o RDC da Microsoft e o Apple Remote Desktop, da Apple (ARD). No caso do controle remoto para os computadores rodando Windows, algumas funcionalidades de interface (como o Aero Glass) do Vista não aparecem no RDC, apenas o visual normal, sem enfeites e sem frufrus. Isso não é uma “falha”, é algo deliberado para não deixa lenta a conexão.
Outro ponto a destacar é que, o monitor do PC sendo remotamente controlada sempre vai para a tela de login, ao contrário do ARD, que permite que outra pessoa visualize e use o Mac remoto juntamente com o administrador.
Por fim, as imagens do PC remoto fornecidas pelo RDC são totalmente limpas, ao contrário das do ARD, que são comprimidas antes ao cliente e chegam completas.

Controle à distância
Antes de começar a brincadeira, seu Windows precisa ser configurado para ser controlado remotamente pelo Mac. Para fazer isso, vá até a máquina rodando o sistema operacional da Microsoft para descobrir qual seu endereço IP na rede. Na caixa de busca do menu Iniciar, digite CMD para entrar na linha de comando.

Na janela do Prompt (semelhante ao Terminal no Mac), digite o comando IPCONFIG. Você verá um monte de informações sobre a sua máquina e, onde está escrito “Endereço IPv4″ aparecerá o IP de seu PC. Se estiver usando DHCP, este endereço pode variar sempre que você reiniciar seu PC, por isso, tome cuidado.

A seguir, abra o Painel de Controle do Windows (Iniciar > Painel de Controle) e selecione a opção Sistema e Manutenção. No grupo Sistema, clique no ícone “Permitir acesso remoto” e depois confirme. Na aba Remoto que aparece, ative a opção “Permitir conexões de Assistência Remota para este computador”.

Se for o caso, no grupo embaixo de Sistema, selecione a segunda opção, para que computadores que estejam executando qualquer versão da Área de Trabalho Remota acessem sua máquina (no Windows Vista Basic, por exemplo, ela não aparece). Aperte o botão [OK]  para confirmar.

Agora vamos instalar o programa Remote Desktop Connection (conhecido pela sigla RDC). Para fazer isso, primeiramente, visite o site Mactopia, e baixe a versão mais recente do aplicativo (atualmente, é a 2.0). Siga as instruções do assistente de instalação.

A seguir, abra o Remote Desktop Connection. Na janela do programa, digite o IP de seu PC, como mencionado no passo 2 deste tutorial. Para completar a operação, pressione o botão [Connect]. Será necessário digitar seu nome de usuário (login) e senha do Windows para continuar.

A seguir, clique no botão [OK]. Se você não quiser digitar esses dados sempre que for se conectar ao PC, marque a opção “Add user information to your keychain”, que vai salvar os dados em suas Chaves no Mac OS.

Se algum usuário estiver ativo no PC, fazer seu login na máquina remota vai encerrar a sessão deste usuário. Se aparecer este aviso do Windows, clique em [Sim] para continuar. Se o usuário remoto não responder em 30 segundos, a sessão dele será encerrada automaticamente.

Pronto! Uma janela com a tela de seu PC será aberta dentro do Mac. Se quiser, você poderá trabalhar em tela cheia, basta clicar em View > Full Screen. Para encerrar a sessão remota, utilize a opção de logoff do Windows, como se estivesse fisicamente usando o PC.

Para facilitar sua vida, se quiser guardar as configurações do PC remoto que acabou de usar e não ter de digitar tudo novamente, selecione o menu File > Save, que vai salvar um arquivo em seu Mac. Assim, sempre que você quiser se conectar a este PC, será preciso apenas abrir este arquivo.

A versão 2.0 do Remote Desktop Connection permite múltiplas conexões com diversos PCs ao mesmo tempo, o que pode ser uma mão na roda para quem tem de controlar mais de uma máquina, como profissionais de suporte ou de TI de uma empresa. E com a vantagem de não precisar sair de frente do Mac.

Outra vantagem do RDC é que, se for necessário imprimir algum documento diretamente do Windows, como um relatório de uso, por exemplo, basta acessar as impressoras conectadas ao Mac (ou na rede também). E o melhor é que esta funcionalidade pode ser ativada a partir de qualquer aplicativo rodando no Windows, como Word ou Excel.



Como acessar um PC Windows remotamente com um Mac Como acessar um PC Windows remotamente com um Mac Reviewed by William Nascimento on 16:20:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.