Clonar o WhatsApp alheio? Cuidado com o novo golpe da praça


O golpe da vez no WhatsApp envolve a falsa promessa de clonar uma conta alheia --para aqueles que estejam desconfiando dos amigos e cônjuges, talvez? O truque foi revelado no blog da empresa de segurança digital Eset.

Os fraudadores apresentam vídeos explicativos sobre a realização da clonagem. Ao final, em vez de realizar a clonagem, a vítima acaba inscrita em um serviço de SMS Premium, tendo seus créditos do celular descontados sem consentimento.

O golpe começa a partir de uma mensagem distribuída via WhatsApp (imagem acima). Ao acessar o link, o usuário é levado a uma página que contém dois vídeos. O primeiro, reproduzido automaticamente, mostra uma pessoa encapuzada com óculos escuros e rosto coberto, que explica como realizar a suposta clonagem com o número da conta de outro usuário.

Durante a reprodução, o encapuzado diz que vai clonar o WhatsApp da própria esposa, informando o número dela. Neste instante, aparecem duas opções para visualizar as conversas: "ver online" ou "baixar".

Selecionada a opção, é apresentada uma barra de carregamento que vai sendo rapidamente preenchida. A ideia é simular que os servidores do WhatsApp estão sendo contatados e que o número fornecido será clonado. No entanto, as mensagens apresentadas e a barra de carregamento são apenas animações para enganar a vítima.

No vídeo, o carregamento termina e o botão "Liberar" é apresentado, onde o usuário deve compartilhar a mensagem com todos os seus contatos, sendo automaticamente redirecionado para o WhatsApp "clonado".




---------------


Clonar o WhatsApp alheio? Cuidado com o novo golpe da praça Clonar o WhatsApp alheio? Cuidado com o novo golpe da praça Reviewed by Anderson Nascimento on 15:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.