Em jogo duro, Nadal vence Raonic e está nas semis do Aberto da Austrália


Rafael Nadal está na semifinal do Aberto da Austrália. Em um jogo equilibrado, nesta quarta-feira, o espanhol bateu Milos Raonic por 3 a 0, parciais de 6/4, 7/6 (7) e 6/4 em 2h44 de partida. O cabeça de chave número nove, campeão de 2009 e vice em 2012 e 2014 do torneio vai disputar na sexta-feira um lugar na final contra o búlgaro Grigor Dimitrov, que mais cedo vencera o belga David Goffin também por 3 a 0. Na outra semifinal estão Roger Federer e Stan Wawrinka, que jogam na quinta-feira, a partir das 6h30 (horário de Brasília).  

Sem Novak Djokovic e Andy Murray, o terceiro do mundo Raonic era o melhor ranqueado dentre os oito nas quartas de final. Das oito partidas entre os dois, Nadal vencera seis. Mas na última, este mês, Raonic levou em Brisbane por 2 sets a 1. As chances de uma quebra seriam poucas para os dois lados. A primeira do espanhol veio no quinto game, mas a devolução ficou na fita. Nadal variava o jogo e provocava erros de Raonic. O canadense tentava matar os pontos na rede e tomava passadas. Foi assim que o Touro Miúra teve mais duas chances de quebra no sétimo game. E dessa fez aproveitou, depois de um smash para fora do canadense: 4/3. Raonic soltava os seus petardos, tinha mais aces - foram 14 a 4 no total -, mas Nadal era melhor nos pontos vencidos no primeiro serviço. E assim levou o primeiro set por 6/4.

Raonic voltou para o segundo set partindo para cima. No segundo game teve a primeira chance de quebra. Para se salvar, Nadal sacava com efeito e jogava Raonic para fora de quadra. E teve dificuldade para confirmar o saque. O canadense pediu atendimento médico no vestiário quando vencia por 3/2. Na volta, os serviços seguiram sendo confirmados, mas os dois passaram a oscilar mais. No décimo game, sacando com 4/5, Nadal foi mal na devolução, cometeu uma dupla falta e deu dois set points para Raonic. Salvou com um ace e uma bola fora do adversário. Teve mais um set point contra, mas acelerou o jogo e conseguiu confirmar o game. O equilíbrio seguiu e a parcial foi para o tie-brek. Raonic começou melhor, dominou a rede, acertou um belo lob de top spin, mas na hora H cometeu uma dupla falta e perdeu duas chances de fechar o set. Mais erros deram o tie-brek por 9-7 e o set para Nadal. No total, quatro setpoints que Raonic não aproveitou na parcial.

Os 2 a 0 pareciam não abater Raonic e o jogo seguiu equilibrado. Nadal mantinha o saque aberto para dificultar a devolução do adversário. E teve um aproveitamento bem melhor na rede:
venceu 88% dos pontos contra 52%. O canadense se garantia no serviço acumulando aces. Na hora decisiva, o espanhol mostrou categoria, fez o canadense correr toda a quadra e fechou o jogo no décimo game, quebrando Raonic de zero e ganhando o set por 6/4. No fim, Nadal obrigou o adversário a cometer mais erros não forçados: 32 a  21. E os números de winners representaram um jogo franco: 40 para o espanhol e 39 para o canadense.

Leia mais no GE


---------------


Em jogo duro, Nadal vence Raonic e está nas semis do Aberto da Austrália Em jogo duro, Nadal vence Raonic e está nas semis do Aberto da Austrália Reviewed by Anderson Nascimento on 22:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.