Com voluntários de 'escudo', jovem sai da cracolândia pela 1ª vez em 4 anos


Na área conhecida como cracolândia --um quadrilátero 'informal' no centro de São Paulo onde frequentadores consomem e comercializam crack -- 'João' compartilha com a reportagem do UOL um momento raro em sua rotina: a primeira caminhada à luz do dia para fora desta área em um período de quatro anos.

A cracolândia é onde mora "João" (nome fictício) - ele mesmo um viciado em crack, que é apenas uma das drogas consumidas por lá.

Como outros frequentadores do local, "João" não costuma sair dali. A única exceção, relata, é para furtar, à noite. Este, entretanto, é um dia diferente: "João" sairá à luz do dia e reencontrará a cidade ao seu redor.

Acompanhado de voluntários que realizam atividades culturais com usuários da cracolândia, ele contou à reportagem do UOL, enquanto fazia a caminhada, como é viver nessas condições e como entrou no mundo do vício.

O destino da caminhada, sugerido pelos voluntários, é a praça Roosevelt, na Consolação, distante cerca de dois quilômetros. Desde a reinauguração, em setembro de 2012, a praça tornou-se ponto de encontro de skatistas, moradores dos prédios vizinhos e clientes dos bares e teatros que ficam no seu entorno. Naquele dia, a praça Roosevelt estaria especialmente movimentada, ponto de atração natural de jovens num feriado como era o caso. João nunca vira a praça depois da reforma.

Leia mais no UOL


---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Empreendedorismo
Curso de Redes Sociais
Curso de AutoCAD
Com voluntários de 'escudo', jovem sai da cracolândia pela 1ª vez em 4 anos Com voluntários de 'escudo', jovem sai da cracolândia pela 1ª vez em 4 anos Reviewed by Anderson Nascimento on 19:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.