Os 10 Comandos do Windows PowerShell Que Você Precisa Conhecer Melhor



Nível técnico : Intermediário

Resumo

Prompt de Comando do Windows permite executar dezenas de comandos úteis a partir dele, mas o que você provavelmente não sabe é que o Windows possui uma outra linha de comando, ainda mais poderosa chamadaPowerShell. Veja nesse artigo 10 comandos úteis que você pode executar a partir do PowerShell.

Obs.: Este Wiki não é originalmente de minha autoria, porem, foi encontrado em meus estudos e seus redatores e créditos serão postos ao final da matéria, está tão excelente, que seria injusto modificar uma única palavra, e a intenção principal é que seja tão útil aos nossos amigos, o quanto esta matéria foi para mim! Boa leitura e aprendizado a todos! ]
Imagem

Detalhes

1º Comando: Fazer o Backup dos Drivers
Antes de formatar o disco rígido para fazer uma nova instalação do Windows, é recomendável você fazer o backup dos drivers de hardware do computador para restaurá-los após a formatação. Veja aqui como você pode fazer o backup dos drivers de hardware do seu computador usando apenas comandos no PowerShell.
Comando:
Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers

Uma característica interessante do comando é que ele exporta apenas os drivers de terceiros instalados no computador, ele não exporta drivers da Microsoft que são instalados automaticamente via Windows Update.

Por fim, se você quiser criar uma lista dos drivers que foram exportados, você pode executar os comandos abaixo. O primeiro exporta os drivers e o segundo cria um arquivo de texto com a lista dos drives exportados.
Comando:
$BackupDrivers = Export-WindowsDriver -Online -Destination C:\Drivers

$BackupDrivers | Select-Object ClassName, ProviderName, Date, Version | Export-CSV C:\Drivers\lista.txt
Imagem
2º Comando: Criar Uma Imagem de Backup do Sistema
O Windows possui uma ferramenta nativa de backup, que lhe permite criar uma imagem do sistema sem o uso de programas de terceiros, mas o que você provavelmente não sabe é que podemos criar uma imagem do sistema usando comandos. Veja como criar uma imagem de backup através do Powershell.
Comando: 
wbAdmin start backup -backupTarget:E: -include:C: -allCritical -quiet
Imagem
3º Comando: Crie Uma Lista dos Programas Instalados
Criar uma lista dos programas instalados no computador é uma boa prática, uma vez que você pode usá-la como referência para reinstalar os programas futuramente. Porém, a boa notícia é que você pode criar uma lista de programas instalados do computador usando comandos no Powershell. Veja aqui como fazer isso.
Comando: 
Get-ItemProperty HKLM:\Software\Wow6432Node\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Uninstall\* | Select-Object DisplayName, DisplayVersion | Sort-Object -Property DisplayName -Unique | Format-Table -AutoSize
Imagem
4º Comando: Copiar Arquivos Pela Rede
Copiar arquivos pela rede muitas vezes pode ser bastante complicado, especialmente se a rede for lenta e instável. Uma forma simples de acelerar a cópia de arquivos grandes pela rede é usando o protocolo BITS. Veja aqui como copiar arquivos grandes pela rede usando o protocolo de transferência BITS no PowerShell.
4.1 - Habilitar o módulo BITS no PowerShell
A primeira coisa que você deve fazer é importar o módulo BITS para a sessão do PowerShell executando o comando abaixo. Uma vez feito isso, você estará pronto para copiar arquivos via rede de forma mais rápida.
Import-Module BitsTransferImagem
4.2 - Transferência de Arquivos Síncrona
Para copiar arquivos pela rede, basta digitar o comando abaixo, substituindo a palavra "origem" e "destino", como por exemplo Start-BitsTransfer –source \\desktop-sergio\windows10.iso -destination c:\downloads.
Start-BitsTransfer –source origem -destination destino
Imagem
4.3 - Transferência de Arquivos Assíncrona
Você pode usar o modo assíncrono adicionando o parâmetro -asynchronous ao comando. Neste modo, se a transferência for interrompida ela será retomada automaticamente quando as máquinas estiverem online.
Start-BitsTransfer –source origem -destination destino -asynchronous
Imagem
Nota: A transferência assíncrona cria um arquivo temporário na pasta de destino, que fica oculto e tem que ser convertido após a conclusão da transferência. Para converter os arquivos, execute o seguinte comando:
Get-BitsTransfer | Complete-BitsTransfer
Imagem
4.4 - Transferência Com Autenticação de Usuário
Se o computador de onde você vai copiar os arquivos requerer autenticação, você pode incluir o parâmetro -Authentication NTLM -Credential Get-Credential, para que seja realizado o login do usuário no computador.
Start-BitsTransfer –source origem -destination destino -Authentication NTLM -Credential Get-Credential
Imagem
4.5 - Definir a Prioridade da Transferência
Por padrão, a transferência é executada com a prioridade mais alta possível. Para evitar que isso aconteça, você precisa definir a prioridade usando o argumento -Priority no comando, como por exemplo -Priority low.
Start-BitsTransfer –source origem -destination destino -Priority low
Imagem

4.6 - Verificar o Status da Transferência
Algumas vezes, ao iniciar a transferência não é exibida nenhuma informação na tela, apenas o "JobState" Connecting". Para descobrir o status da transferência e ver se ela foi concluída, execute o comando abaixo:
Get-BitsTransfer | select DisplayName, BytesTotal, BytesTransferred, JobState | Format-Table -AutoSize
Imagem
4.7 - Script Para Facilitar a Transferência
Por fim, para facilitar a execução do comando e acompanhar melhor a transferência do arquivo, você pode utilizar o script abaixo. Basta substituir a "origem" e o "destino" pelo caminho do arquivo de origem e destino.
Imagem
Você pode baixar o script aqui ou colar o script abaixo no bloco de notas e salvar com a extensão ps1. Para executar o script, clique com o botão direito no arquivo.ps1 e selecione a opção "Executar com PowerShell". 
5º Comando: Desinstalar os Aplicativos Padrões do Windows 10 (Atenção e Cuidado Neste Comando!)
Como você provavelmente sabe, o Windows 10 vem com vários aplicativos nativos. Felizmente, é possível desinstalar os aplicativos a partir do PowerShell. Veja abaixo como desinstalar aplicativos do Windows 10:

Abra o PowerShell com privilégios de administrador e execute o comando abaixo para listar os apps:
Get-AppxPackage | Select Name, PackageFullName
Em seguida, execute o comando abaixo para desinstalar o aplicativo, substituindo "PackageFullName" pelo nome do aplicativo entre os *asteriscos*. Exemplo: Get-AppxPackage *3DBuilder* | Remove-AppxPackage.

Get-AppxPackage *PackageFullName* | Remove-AppxPackage
Imagem
6º Comando: Criar Uma Senha Aleatória 
Embora não seja uma funcionalidade tão poderosa quanto as apresentadas anteriormente, você pode usar o PowerShell para criar senhas aleatórias. Para fazer isso, abra o PowerShell e execute o comando abaixo:

Add-Type -AssemblyName System.Web
Em seguida, execute o comando abaixo para gerar a senha. Os números entre parênteses significam que o comprimento total da senha é de 8 caracteres, sendo 2 caracteres não-alfabéticos, como #, $, % & e outros.

[System.Web.Security.Membership]::GeneratePassword(8,2)
Imagem
7º Comando: Exibir Informações Sobre a Marca e Modelo do PC 
Embora existam programas de terceiros que exibam informações sobre o computador, usando um simples comando no Powershell você pode obter várias informações sobre a marca e o modelo do seu computador.
Abra o PowerShell e execute o comando abaixo:

Get-WmiObject -Class Win32_ComputerSystem
Imagem
8º Comando: Exibir Informações Sobre a BIOS do PC 
Além de ver informações sobre o computador, você também pode conseguir informações sobre a BIOS do seu computador através do PowerShell. Para isso, basta abrir o PowerShell e executar o comando abaixo:

Get-WmiObject -Class Win32_BIOS -ComputerName .
Imagem
9º Comando: Listar os 5 Processos Que Estão Usando Mais Memória (Atenção a Este Excelente Comando!)
Uma forma simples de descobrir quais processos em seu computador estão consumindo mais memória é usando o PowerShell. Basta você executar o comando abaixo no PowerShell para obter essa informação.

ps | sort –p ws | select –last 5
Imagem
10º Comando: Exibir o Endereço IP Atribuído ao PC (Comando "IPConfig" do Prompt de Comando c/ Adição do IPv6)
Embora seja possível descobrir o endereço IP do computador utilizando o comando IPConfig no Prompt de Comando, você pode executar o seguinte comando no Powershell para obter o endereço IP do computador.

Get-WmiObject -Class Win32_NetworkAdapterConfiguration -Filter IPEnabled=TRUE -ComputerName . | Format-Table -Property IPAddress
Imagem
(Os Adendos do Autor de Wiki Victor Hugo∴)

Nesta fantástica matéria, por que de fantástica meus amigos da Community? Pois há muitos que ainda não entendem o propósito do Windows Powershell ou do Windows Powershell ISE, acreditando ser apenas uma ferramenta de uso para Administradores de Rede ou Windows Server, porem não, o Windows PowerShell é uma nova forma de se comunicar, usuário e Windowsusuário + sistema operacional, e com o tempo, comandos doPrompt de Comando vem sendo importados, como o caso do comando DIR para listagem de pastas e arquivos, também é uma forte ferramenta para manutenção do Windows 10, e para especialistas, ou Certificados Microsoftem Windows Server 2008/2012/2012, o Powershell é simplesmente ferramenta essencial. Mesmo assim, não há motivos para que também usemos estas ferramentas e a exploremos com sabedoria, e este artigo Wiki abre um pequeno leque, de menos de 0,25% das funções desta grande e poderosa interface de comunicação e comandos daMicrosoft, para com o usuário. 
Abaixo deixo o link e para a matéria original e os créditos de sua fonte:
Trazidodo site SoftDownload, escrito por Sérgio Motta[ 10 comandos úteis do PowerShell ]
Obs.: Apenas os títulos dos comandos foram levemente modificados para adequação da Wiki, assim com o encaixe de algumas imagens e comandos para que tudo fosse centralizado na mesma matéria e fácil navegação do artigo.


---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Empreendedorismo
Curso de Redes Sociais
Curso de Inglês
Os 10 Comandos do Windows PowerShell Que Você Precisa Conhecer Melhor Os 10 Comandos do Windows PowerShell Que Você Precisa Conhecer Melhor Reviewed by William Nascimento on 05:56:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.