Recuperando seu Windows através do Prompt de Comando


Nível técnico : Intermediário

Resumo

Nível técnico: Intermediário, Avançado Aplica-se a: Windows XP, Windows Vista, Windows 7, Windows 8. Auxiliar no processo de recuperação do Windows através do Prompt de Comando, utilizando os comandos chkdsk, sfc e dism.

Detalhes

Introdução
Em algumas ocasiões, nosso Windows pode apresentar comportamento inesperado decorrentes de adventos diversos, ocasionando instabilidade no sistema, como por exemplo, uma queda de energia elétrica, um desligamento incorreto, a infecção por um vírus, ou trojan, ou ainda uma instalação, ou atualização má sucedida.
O Windows possui várias ferramentas que permitem ao Sistema Operacional recuperar-se destas falhas automaticamente. Porém, dependendo da gravidade do erro é necessária a intervenção do usuário, com o intuito de corrigir o sistema e reestabelecer sua usabilidade sem a prejudicar ou corromper os dados do usuário.
Neste artigo, abordaremos o uso de algumas ferramentas através do Prompt de Comando como auxiliares do usuário na recuperação do Windows, em caso de anomalias no sistema.
O Prompt de Comando
O Prompt de Comando é um recurso do Windows, uma ferramenta para execução de vários comandos do MS-Dos (Sistema Operacional de Disco da Microsoft), que podem auxiliar o usuário em vários processos, desde os mais simples, como a listagem de diretórios até os mais complexo, como reparos do Sistema Operacional, em decorrência de algum evento crítico.
Como acessar?
Para ter acesso a ferramenta, basta acessar a opção Iniciar, Executar e digitar o comando cmd no Windows Vista e Windows 7. Já no Windows 8, utilize a combinação de teclas Windows Key + R. Para uma execução perfeita, recomenda-se a execução com privilégios de administrador.
Imagem
Comando chkdsk
Alguns dos muitos problemas de instabilidade do Windows, tais como erros no Windows Update, problemas em clientes de e-mail, ou problemas de travamentos, pode estar relacionada com erros no disco, ocasionadas por um desligamento anormal do sistema, sendo que para corrigi-lo é necessário que o disco rígido do computador, o conhecido HD, esteja em um estado de não utilização para que todos os dados possam ser verificadas de forma íntegra.
Para corrigir problema lógicos e físicos de um volume você poderá executar a Ferramenta de Verificação do Disco, bastando apenas digitar no Prompt, o comando chkdsk combinado dos parâmetros desejados. Para conhece-los melhor, basta digitar o comando chkdsk /?
Sintaxe do comando: chkdsk <parâmetros>
Exemplo do commando: chkdsk /f /r
Imagem
Comando sfc
O System File Checker (sfc) é um utilitário executado através do Prompt de Comando que visa oferecer ao usuário a capacidade de examinar todos os arquivos protegidos do sistema, além de verificar sua versão.
Se o verificador de arquivos do sistema constatar que um arquivo protegido foi alterado por algum evento adverso, seja ele uma instalação de um aplicativo ou a alteração através de programa maliciosos, ele fará a recuperação do mesmo através dos arquivos de cache do sistema ou da própria instalação, efetuando a substituição do arquivo corrompido ou modificado, pelo último arquivo válido do sistema.
Sintaxe do comando: sfc <parâmetros>
Exemplo do comando: sfc /scannow
Imagem
Comando Dism
O Gerenciamento e Manutenção de Imagens de Implantação (Dism) instala, desinstala, configura e atualiza os recursos e os pacotes nas off-line do Windows ou em uma instalação do Windows em execução.
É um recurso bastante interessante, porém exige-se certo conhecimento do usuário na sua utilização.
A ferramenta DISM, pode ser executada por linha de comando, quando da instalação de uma atualização ou de um driver for mal sucedida, ocasionando alguma instabilidade no sistema, e sua remoção não for possível através do Painel de Controle, na opção Programas e Recursos do Windows, neste caso podemos utilizar o comando DISM.exe para remover a atualização ou o driver que está ocasionando a instabilidade, fazendo com que nosso sistema volte a sua normalidade.
Sintaxe do commando: DISM.exe {/Image:<caminho_para_diretório_imagem> | /Online} [opções_dism] {comando_serviço} [<argumento_serviço>]
Exemplo do commando: dism /image:C:\ /remove-package /PackageName:Package_for_KB2823324~31bf3856ad364e35~x86~~6.1.1.1
Imagem



---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Empreendedorismo
Curso de Redes Sociais
Curso de Inglês
Recuperando seu Windows através do Prompt de Comando Recuperando seu Windows através do Prompt de Comando Reviewed by William Nascimento on 07:17:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.