Alumínio torna-se diferencial no mercado automotivo


Veículos mais sustentáveis, leves e resistentes são o futuro da mobilidade. Dessa forma, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) vem trabalhando para impulsionar o uso do alumínio no mercado automotivo brasileiro, uma vez que esta já é uma realidade nos Estados Unidos e Europa, onde grandes montadoras e sistemistas acompanham as tendências do setor, a fim de atingir as metas do Protocolo de Paris.
O metal possui características fundamentais para aplicações automotivas, que atendem as demandas do mercado, tais como flexibilidade geométrica e alta capacidade de absorção de impacto, oferecendo o dobro de resistência em comparação ao aço, seu principal concorrente. Além disso, o alumínio é reciclável, reduz os problemas de oxidação e garante robustez as peças automotivas, estas que muitas vezes estão expostas a ação do tempo.

De acordo com Giuliano Michel Fernandes, gerente de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da CBA, o alumínio é dois terços mais leve que o aço e dispensa altos investimentos em ferramentas de estampagem, tornando-o muito mais viável que os demais materiais pesados.

“Estas duas características fazem com que o veículo fique até 40% mais leve e, consequentemente, gaste menos gasolina e emita menos gases poluentes. Além de otimizar os custos e período de produção dos componentes automotivos”, afirma Fernandes.

Para fomentar ainda mais o tema entre os especialistas e investidores do setor, a CBA apresentará a palestra Alumínio de alta resistência para componentes automotivos estruturais, durante o 10º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade. A palestra será ministrada pela engenheira de materiais e consultora de Desenvolvimento de Mercado e Inovação da empresa, Carolina Hattori.





---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Alumínio torna-se diferencial no mercado automotivo Alumínio torna-se diferencial no mercado automotivo Reviewed by Anderson Nascimento on 21:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.