É seguro fazer impressões usando o smartphone?


A maioria de nós usa notebooks, tablets ou smartphones pessoais no trabalho, pelo menos uma parte do tempo. Os benefícios do fenômeno BYOD (traga seu próprio dispositivo) podem ser extraordinários. Os membros da equipe podem se comunicar e trabalhar em seus projetos de qualquer lugar, a qualquer momento; os empregadores não precisam desembolsar dinheiro para possibilitar esse cenário. O que pode dar errado?

Muita coisa, na verdade. O BYOD pode colocar dados confidenciais da empresa, seus dados, em risco. Para expor dados a terceiros mal-intencionados em potencial, basta que o smartphone seja perdido ou roubado. Outros riscos são a conexão com alguma rede Wi-Fi aberta, de uma cafeteria, por exemplo, ou um aplicativo baixado de um desenvolvedor ofensivo ou de outro cujo aplicativo foi hackeado por outra pessoa.

Os riscos da impressão BYOD
A impressão também pode ser acrescentada a tudo isso, e os riscos se multiplicam. Ao imprimir documentos confidenciais em hotéis ou escritório de clientes, por exemplo, pessoas não autorizadas podem vê-los na bandeja de saída da impressora ou na recepção do hotel; seus dados também podem ser obtidos na rede do hotel ou do cliente, mesmo após a finalização da impressão. Ao imprimir documentos confidenciais em casa, é possível que impressões não criptografadas sejam geradas no disco rígido do equipamento, o qual pode ser perdido ou roubado. E se você faz uso de impressora móvel, os dados confidenciais podem ser expostos a olhos curiosos que não poderiam acessá-los com o firewall da empresa.

Contudo, os problemas potenciais não param por aí. O BYOD também faz os riscos de impressão aumentarem mesmo com o firewall. Os funcionários podem se conectar às impressoras do escritório usando dispositivos pessoais infectados com malware, e isso pode causar sérios problemas na segurança dos dados e na produtividade do escritório.

Uma abordagem estratégica à impressão BYOD
Uma abordagem formal e estratégica ao BYOD em geral, e à impressão especificamente, pode eliminar de forma significativa os riscos de seus dados acabarem nas mãos de pessoas indevidas.
  • Proporcione aos funcionários uma maneira mais segura de imprimir usando seus próprios dispositivos. Forneça àqueles que precisam sempre viajar um aplicativo de impressão móvel seguro. O HP ePrint Enterprise permite enviar documentos de forma criptografada a locais de impressão móvel aprovados pela empresa, o que inclui hotéis, lojas de impressão e lounges de aeroportos, nos quais os documentos podem ser obtidos com um código de recuperação específico. [1]
  • Autenticação de usuários. Para evitar que documentos importantes fiquem à mostra na bandeja de saída, configure as impressoras de seu escritório de modo que os funcionários usem números de identificação pessoal (PINS), cartões de acesso ou leitores de impressões digitais para imprimir.
  • Habilitar “pull printing”. Disponibilize aos funcionários a opção de enviar documentos com segurança para um servidor protegido e então usar o PIN para acessar e imprimir esses documentos, de qualquer lugar do mundo, usando impressoras conectadas a esse servidor.
  • Acesso mais seguro a redes. Permita que os funcionários acessem documentos na rede por meio da rede privada virtual (VPN), seja na estrada, em casa ou em uma estação de trabalho temporária no escritório.
  • Incremente os dispositivos pessoais para melhorar a segurança. Certifique-se de que os dispositivos de seus funcionários estejam configurados para imprimir com segurança e que tenham recursos como bloqueio de senha, encerramento automático de sessão, acesso apropriado a dados e permissões de impressão, além de capacidade de apagar todos as informações dos dispositivos, caso estes sejam perdidos ou roubados.
  • Treine seus funcionários. Mesmo que lhe faltem alguns recursos de TI para dar suporte a cada um dos dispositivos no mercado, você pode reduzir os riscos do BYOD. Ajude seus funcionários a entenderem os riscos de baixar aplicativos móveis não aprovados e de se conectar a redes Wi-Fi abertas. Certifique-se também de que, quando eles estiverem se deslocando de um lugar para outro, eles escolham lojas de cópias e impressões que atendam aos padrões de segurança e conformidade.
Com a abordagem certa, que inclui tecnologia, políticas e processos, sua empresa desfrutará de todos os benefícios do BYOD e também evitará as dores de cabeça relacionadas à segurança que o acompanham.

Outras referências interessantes
HP Mobile Printing para empresas
Veja impressoras modernas
Você está desperdiçando dinheiro nas impressões?

[1] O HP ePrint Enterprise requer software para servidor HP ePrint Enterprise. A opção baseada em aplicativos requer smartphone BlackBerry OS 4.5 ou mais recente com recursos de e-mail e internet; Dispositivos iPhone® 3G ou mais recente, iPad® e iPod Touch® (2ª geração) que executem o iOS 4.2 ou superior; ou dispositivos Android® que executem a versão 2.1, 2.2, 2.3, com serviço de internet sem fio e o aplicativo de serviços HP ePrint adquiridos separadamente. A opção baseada em e-mail requer dispositivos com recursos de e-mail e endereço eletrônico autorizado. A solução opera com impressoras PCL5/6, PCL3 e PCL3GUI (HP e não HP).

Requer conexão de internet com impressora HP habilitada para web e registro de conta no HP ePrint. (Para obter uma lista de impressoras elegíveis, documentos suportados e tipos de imagens, além de outros detalhes sobre o HP ePrint, visite www.hp.com/go/eprintcenter.) Dispositivos móveis exigem conexão com a internet e recursos de e-mail. Um ponto de acesso sem fio pode ser necessário. Planos de dados adquiridos separadamente ou taxas de uso podem ser solicitados. Os tempos de impressão e as velocidades de conexão podem variar. O desempenho da conexão sem fio depende do ambiente físico e da distância do ponto de acesso, e pode ser limitado, em caso de conexões VPN ativas.



---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
É seguro fazer impressões usando o smartphone? É seguro fazer impressões usando o smartphone? Reviewed by William Nascimento on 13:35:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.