Animal 'mais estranho já descoberto' de Darwin encontra uma família


O naturalista britânico Charles Darwin, arquiteto da teoria da evolução, não sabia o que fazer com os fósseis que viu na Patagônia, então os enviou para seu amigo e renomado paleontologista Richard Owen. Ele também ficou perplexo.

"Os ossos tinham uma aparência diferente de tudo que ele conhecia", disse Michael Hofreiter, autor sênior de um estudo publicado na terça-feira na revista científica Nature Communications, que finalmente situa na árvore da vida o que Darwin chamou de "animal mais estranho já descoberto".

"Imagine um camelo sem uma corcunda, com pés como os de um rinoceronte esbelto e uma cabeça no formato da de uma saiga (antílope)", disse Hofreiter, professor da Universidade de Potsdam, na Alemanha, à AFP.

A Macrauchenia patachonica - literalmente, "lhama de pescoço comprido" - também tinha um longo focinho elástico e as narinas acima dos olhos.

Durante quase dois séculos, biólogos e taxonomistas discutiram sobre a linhagem desta besta bizarra, que pesava de 400 a 500 quilos, morava em paisagens abertas e comia grama e folhas.

Mas a escassez de evidências de DNA tornou quase impossível determinar se a M. patachonica estava verdadeiramente relacionada com a lhama.

Um novo tipo de análise genética revelou que a macrauquênia era mais parecida com uma antiga ordem conhecida como perissodáctilos, que inclui cavalos, rinocerontes e antas.

"Tínhamos um problema difícil de resolver aqui", disse o autor principal do novo estudo, Michael Westbury, também na Universidade de Potsdam.

Leia mais no MSN


---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Animal 'mais estranho já descoberto' de Darwin encontra uma família Animal 'mais estranho já descoberto' de Darwin encontra uma família Reviewed by Anderson Nascimento on 18:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.