Bosch apresenta dicas para preservar o veículo e economizar combustível nestas férias


Com as férias de inverno se aproximando, muitas pessoas planejam formas de economizar para aproveitarem os dias de folga. Em tempos em que cada real faz a diferença no orçamento, atitudes simples podem ser essenciais para uma economia efetiva. Você sabia que seu carro pode contribuir, e muito, nesta missão?

Para diminuir o consumo de combustível do veículo, algumas práticas são importantes: dirigir de maneira correta observando a troca de marchas no tempo certo, por exemplo, além de substituir os filtros quando necessário, verificar o sistema de injeção e calibrar os pneus. Daniel Lovizaro, gerente de Assistência, Serviços e Treinamentos Técnicos da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch para a América Latina explica que a sonda lambda em boas condições pode gerar uma economia de até 15% no consumo de combustível, além de proporcionar mais potência ao motor.

A sonda lambda é um componente do sistema de injeção eletrônica que emite sinais que são utilizados pela unidade de comando para determinar o volume exato de injeção de combustível necessário. Quando apresenta problemas, pode ocorrer uma injeção de combustível maior do que o necessário, gerando um consumo excessivo. No entanto, quando o veículo apresenta condições de manutenção favoráveis e é abastecido com combustível de qualidade, sua durabilidade é grande. Para garantir seu bom funcionamento, o ideal é fazer uma revisão a cada 30 mil quilômetros, com equipamentos de teste apropriados.

Poucos motoristas sabem, mas a calibragem dos pneus também pode influenciar no consumo de combustível. Lovizaro explica que rodar com o pneu murcho, além de reduzir sua vida útil, faz com que aumente o atrito com asfalto, ou seja, o carro precisa de mais potência para rodar e, consequentemente, exige mais força do motor. Dessa forma, o consumo de combustível acaba sendo até 10% maior que o usual. Por isso, o ideal é checar a calibração os pneus ao menos uma vez por mês.

O ar-condicionado também merece atenção, pois é um item que pode contribuir com a economia de até 5% no consumo de combustível. Neste caso é necessário observar o filtro de cabine, visto que o excesso de sujeira dificulta a entrada de ar e, consequentemente, força mais o motor. Além disso, ele é responsável pela filtragem e purificação do ar no interior do veículo, pois absorve as substâncias nocivas presentes no ambiente, sobretudo em áreas com trânsito intenso.

Assim, o filtro de cabine em boas condições é essencial para que o sistema funcione com eficiência, evitando maus odores e, principalmente, protegendo a saúde dos ocupantes dos veículos contra poluição do ar. Além da troca, o todo o sistema precisa estar em ordem, o que significa também reciclar o gás refrigerante para que a temperatura fique agradável sem a necessidade de ligar o aparelho no máximo, o que exigirá mais do motor. Portanto, é importante verificar regularmente o estado de funcionamento do sistema.

Estar atento a estes fatores é fundamental para diminuir as idas ao posto e também evitar surpresas desagradáveis durante as férias.





---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Bosch apresenta dicas para preservar o veículo e economizar combustível nestas férias Bosch apresenta dicas para preservar o veículo e economizar combustível nestas férias Reviewed by Anderson Nascimento on 23:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.