Estado Islâmico toma controle da última fortaleza de Bin Laden no Afeganistão


O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) tomou o controle de Tora Bora, última fortaleza de Osama Bin Laden no leste do Afeganistão, usada por ele para escapar dos americanos após o 11 de Setembro.

A rede de grutas, particularmente difícil de se penetrar, foi alvo de uma batálha árdua e de intensos bombardeios em dezembro de 2001, até Bin Laden alcançar as zonas tribais e se refugiar no Paquistão, onde foi morto em uma operação das forças especiais americanas em 2011.

Esta tomada, altamente simbólica para o EI, que expulsou o talibã, aconteceu na manhã de ontem, segundo fontes locais ouvidas pela AFP.

"A região de Tora Bora, no distrito de Pachir Agam, caiu nas mãos dos combatentes do Daesh (acrônimo em árabe do EI), informou nesta quinta-feira à AFP o porta-voz do governador da província de Nangarhar, Ataulah Jogyani, confirmando relatos de moradores locais.

"As forças de segurança, o Exército, a polícia local e habitantes enfurecidos lançaram uma operação para retomar Tora Bora na noite passada, mas não podem realizar uma operação terrestre naquela zona montanhosa, cheia de grutas. E ainda restam combatentes do talibã por ali", assinalou.

O porta-voz do talibã, Zabihulah Mujahid, confirmou à AFP que a região havia sido conquistada pelo Daesh. "Tentamos resistir, mas fracassamos, e sete de nossos mujahedines caíram como mártires durante os combates."

Segundo ele, o confronto continua. "Com os moradores, planejamos uma operação para retomar Tora Bora", afirmou.

Leia mais no MSN


---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Estado Islâmico toma controle da última fortaleza de Bin Laden no Afeganistão Estado Islâmico toma controle da última fortaleza de Bin Laden no Afeganistão Reviewed by Anderson Nascimento on 19:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.