Furacão Irma destrói ‘árvore lunar’ plantada em centro espacial da Nasa


O Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Flórida, passou praticamente ileso pelo poderoso furacão Irma que atingiu o estado americano na semana passada, mas uma perda foi bastante sentida pelos funcionários e entusiastas da exploração espacial. Uma “árvore lunar”, plantada em 1976 no complexo de visitantes em homenagem ao bicentenário americano, não resistiu aos fortes ventos.

Durante a missão Apollo 14, a terceira a pousar humanos na Lua, o astronauta Stuart Roosa carregou 500 sementes de árvores como parte de uma missão científica para avaliar os efeitos da microgravidade no desenvolvimento vegetal durante a viagem de quase duas semanas. Após o retorno à Terra, a lata que continha as sementes explodiu durante o processo de descontaminação, e o material acabou sendo descartado para estudos científicos, mas sementes foram germinadas e se transformaram nas “árvores lunares” que foram plantadas em diversos países, incluindo o Brasil.

O desenvolvimento das árvores não foi acompanhado por cientistas, e a Nasa nem sabe ao certo a localização de todas elas, mas foi observado que elas cresceram normalmente, sem diferenças em relação às provenientes de sementes que não viajaram para o espaço.

Uma dessas árvores foi plantada no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy, como símbolo da exploração espacial. Uma descendente das “árvores lunares” foi plantada em 2005 no Cemitério Nacional Arlington, onde Roosa está enterrado, como homenagem aos astronautas americanos mortos.

“A árvore lunar no Centro Espacial Kennedy era linda, um artefato vivo e parte da história da exploração espacial da nossa nação”, informou o centro, em comunicado. “Nós ficamos tristes com a perda”.

Leia mais no MSN


---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Furacão Irma destrói ‘árvore lunar’ plantada em centro espacial da Nasa Furacão Irma destrói ‘árvore lunar’ plantada em centro espacial da Nasa Reviewed by Anderson Nascimento on 23:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.