Zimbabué quer recuperar milhões desviados por Mugabe


Os tabloides da África do Sul estão cheios de histórias sobre as "riquezas incalculáveis" que o ex-presidente do Zimbábue Robert Mugabe e sua família teriam acumulado ao longo de 37 anos no poder. Quanto de fato foi desviado dos cofres públicos não se sabe, mas estimativas apontam para até 1 bilhão de dólares.

Apenas as festas de aniversário de Mugabe teriam custado em torno de 2 milhões de dólares, com cerca de 500 mil dólares só para champanhe e caviar. Além de uma mansão em Harare com 25 quartos, avaliada em 8,5 milhões de euros, o ex-chefe de Estado do Zimbábue detém pelo menos outras quatro moradias de luxo em Hong Kong e o Palácio de Hamilton, em Sussex, na Inglaterra, avaliado em mais de 400 milhões de euros.

Além disso, há que contabilizar ainda mais de 15 mil hectares de terras, que incluem áreas expropriadas de antigos proprietários brancos. Algumas dessas propriedades foram convertidas em retiros privados e resorts. Mugabe possui também veículos blindados, alguns deles Mercedes, no valor de 1 milhão de euros, um Rolls-Royce, diversas joias, relógios, diamantes e aplicações financeiras.

A sua esposa, Grace Mugabe, foi apelidada de Gucci Grace devido ao seu estilo de se vestir e ao gosto por artigos de luxo. Além de roupas, ela tem uma conhecida predileção por joias: quando um anel de diamantes no valor de 20 milhões de dólares, que ela havia encomendado para seu 20 aniversário de casamento, não chegou a tempo, ela processou o joalheiro libanês. Em 2014, Grace chegou a defender o marido, dizendo que ele era o "presidente mais pobre do mundo".

Leia mais no MSN




---------------

Matricule-se já!

Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Zimbabué quer recuperar milhões desviados por Mugabe Zimbabué quer recuperar milhões desviados por Mugabe Reviewed by Anderson Nascimento on 21:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.