904 mil pessoas esperam por uma cirurgia no SUS


Está com problemas para visualizar essa mensagem? Clique aqui e leia no seu navegador >>


Estadão

Ministério da Saúde afirma que repassou verba extra a Estados. Crédito: Epitácio Pessoa/Estadão


904 mil pessoas esperam por uma cirurgia no SUS


Bom dia,
Levantamento do Conselho Federal de Medicina mostra que 904 mil pessoas esperam por uma cirurgia considerada não urgente no SUS. O número pode ser maior, já que leva em conta dados de apenas 16 Estados e dez capitais.
Cirurgias de catarata, correção de hérnia, retirada de vesícula e de amígdalas ou adenoide concentram quase metade dos pedidos. Pelo menos 750 estão na fila há mais de dez anos - na rede paulista, a espera chega a 12 anos.
Na fila desde 2012 por causa de cálculo renal, a comerciária Ana Célia Gonçalves, por exemplo, agora terá de retirar um rim. Claudia de Lana, por sua vez, tem medo de desenvolver câncer por causa de doença no sistema digestivo.
O Ministério da Saúde diz que repassou verba extra aos Estados, e que investe na informatização das unidades de saúde para ter noção exata da demanda por cirurgias eletivas no Brasil.
Veja também:
  • Política

Prazos de pedidos de vista não são respeitados. Levantamento revela que de 40 interrupções de julgamentos, 18 foram restabelecidos; regimento do STF prevê prazo de duas semanas para devolução. Mais: MPE e Siemens buscam acordo de R$ 1 bi.

  • Economia
Após quase ir à falência, Usiminas reage e aposta na recuperação da economia. Siderúrgica decidiu religar o alto-forno da unidade em Ipatinga, MG, em função da melhora dos setores automotivo e de linha branca. Empresas tentam fomentar construção civil.
  • Internacional
Trump admite que sabia de mentira de ex-assessor de Segurança ao FBI. Tuíte de presidente dizendo que foi obrigado a demitir Flynn por ter mentido provoca acusações de obstrução de justiça; líder nega ter pedido ao então diretor da polícia federal que encerrasse investigação sobre general.
  • Finanças pessoais
Juro do cartão já está mais baixo que o do cheque especial. Diferença entre as modalidades pode chegar a 3 pontos porcentuais ao mês, segundo dados do BC.
  • Mídia&Mkt
A difícil tarefa de defender a Odebrecht. Protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção do mundo, grupo montou time para monitorar redes sociais.
  • Esportes
Copa do Mundo: Brasil já estuda alternativa a Sochi. Seleção não jogará na cidade em nenhum momento e ter uma segunda base, a partir das oitavas de final, é opção para reduzir a distância das viagens.
  • Metrópole
Carolina Tohá, ex-prefeita de Santiago, fala sobre mobilidade sem carro e sua experiência com plano que priorizou transporte público na capital chilena: 'Nenhum meio de transporte por si só é a solução'.
  • Caderno 2
Novo gestor do Municipal defende maior transparência e planejamento estratégico. Para Gradim, autonomia de gestão da organização social é fundamental, mas não significa ausência de diálogo.



O Estado de S.Paulo, 04/12/2017

Navegue por todas as páginas da edição impressa com agilidade e praticidade - pelo celular, tablet ou computador.



Consumo e indústria na frente

Apesar das tensões e da resistência política a medidas na área fiscal, a economia brasileira se afasta da recessão.


'Estadão Podcasts': Baixe e ouça agora notícias e análises

Faça seus presentes de fim de ano na cozinha

Confira receitas de compotas, bolos, drinques, temperos, embutidos e planeje-se para as festas


Rodovia na Noruega é exemplo de engenharia. Crédito: David B. Torch para The New York Times


NYT International Weekly



  • Uma inspiradora rodovia norueguesa
Trollstigen continua sendo exemplo espetacular do poder da engenharia em uma remota região que fica basicamente intransitável quando chega a neve.
  • Limpeza dos rohingyas fortalece general de Mianmar
Poderoso, general Min Aung Hlaing era pouco conhecido fora das forças armadas do país, até que as aldeias começaram a arder em chamas.


São Paulo (SP)
Hoje
min. 19° max 31°
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Rio de Janeiro (RJ)
Hoje
min. 21° max 32°
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Foi notícia em 4 de janeiro de 1993
Preço de remédio vai subir outra vez nesta semana

VEJA MAIS


Compartilhe:   Facebook   Twitter   linkedin   Google mais
Estadão

Opinião

Política

Economia & Negócios

Brasil

Internacional

Esportes

Cultura

Últimas

Assine


Grupo Estado. Copyright © 1995-2017. Todos os direitos reservados

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail naoresponda@estadao.com.br ao seu catálogo de endereços.

O Estadão.com.br respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

904 mil pessoas esperam por uma cirurgia no SUS 904 mil pessoas esperam por uma cirurgia no SUS Reviewed by William Nascimento on 10:46:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.