5 Dicas de Segurança Indispensáveis para Proteger suas Contas nas Redes Sociais


Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do blog Guia UP

As redes sociais são usadas hoje de forma unânime. Seja para fins pessoais, como fazer amigos ou se conectar com a família, seja para fins profissionais, no caso de empresas e prestadores de serviços, que usam como estratégia de marketing indispensável para atingir o público desejado.

O fato é que este é um campo amplamente habitado na atualidade e é difícil encontrar pessoas que não tenham uma conta no Facebook ou Instagram, por exemplo.

Contudo, as plataformas de redes sociais também podem ser um caminho fácil para que cibercriminosos consigam informações sigilosas, sejam pessoais ou de empresas, por meio da invasão de uma dessas contas.

Há, porém, meios de evitar passar por essa dor de cabeça. Confira 5 dicas para proteger as suas redes sociais!

1. Crie uma Senha Forte para cada Rede Social

Resultado de imagem para strong password

Encontrar uma senha forte pode ser uma tarefa difícil e trabalhosa. Porém, é indispensável para ajudar a proteger as suas redes sociais de ataques.

Evite utilizar informações pessoais, como datas de nascimento, nomes de familiares ou animais de estimação, números em sequência ou palavras muito simples.

O ideal é misturar letras maiúsculas e minúsculas, além de números e símbolos em uma única senha. Se for muito difícil de decorar, utilize um gerenciador de senhas.

Ah, e não se esqueça de criar uma senha diferente para cada conta de rede social.

2. Reveja Permissões de Aplicativos e Extensões do Navegador

Alguns aplicativos e extensões do navegador possuem permissões para acessar e até publicar em suas redes sociais.

Reveja quais aplicativos possuem essa permissão e deixe-a somente para aqueles aos quais você confia e utiliza com frequência. Retire a permissão ou exclua o restante.

3. Fique Atento à Movimentação de suas Redes Sociais
Women typing on the notebook

Muitas redes sociais oferecem a opção de notificar o usuário todas as vezes que a conta for logada de um dispositivo diferente, uma informação for alterada ou forem detectados múltiplos logins.   

Se não houver a opção, existem aplicativos que fazem essa função. Afinal, é sempre bom estar atento a movimentação da conta. Este pode ser o sinal de uma invasão.

4. Não Abra Mão de um Bom Antivírus

Ter uma boa proteção é a melhor forma de manter protegidas suas informações pessoais, tanto no acesso às redes sociais e tudo que está armazenado em seu dispositivo.  

Algumas empresas já disponibilizaram o antivírus 2018, com as atualizações necessárias para garantir máxima proteção também aos ataques mais recentes.  

5. Tenha Cuidado em Onde Você Clica

contact, email, fashion

A estratégia de phishing (e-mails com links falsos) é muito utilizada para conseguir informações pessoais de forma simples e fácil.

Criminosos enviam uma mensagem com um link pedindo uma ação imediata, a fim de impedir a suspensão da conta ou a cobrança de uma taxa. Ao clicar, você é redirecionado a uma página semelhante - só que falsa - da rede social em questão e informa dados como e-mail e senha diretamente para os hackers.

Por isso, tenha cautela. Em geral, quando a rede social precisa se comunicar com o usuário, isso é feito via notificação na própria plataforma, não por e-mail.

Como você protege as suas redes sociais de ataques cibernéticos? Acrescente suas dicas nos comentários!

Imagens: BlogVault, Pexels

5 Dicas de Segurança Indispensáveis para Proteger suas Contas nas Redes Sociais 5 Dicas de Segurança Indispensáveis para Proteger suas Contas nas Redes Sociais Reviewed by William Nascimento on 15:58:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.