Hamas convoca nova intifada contra Israel


O movimento palestino Hamas defendeu nesta quinta-feira (07) a convocação de uma nova intifada (levante popular) contra Israel, após o governo dos Estados Unidos reconhecer oficialmente Jerusalém como a capital israelense.

Nesta quarta-feira, o presidente Donald Trump anunciou a decisão, ignorando alertas de diversos líderes internacionais sobre os riscos que ela pode acarretar aos esforços de paz no Oriente Médio. Nesta sexta-feira, o Conselho de Segurança da ONU vai se reunir de emergência para debater a questão.

"Devemos convocar e trabalhar para lançar a intifada na face de nosso inimigo sionista", afirmou o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, durante discurso em Gaza. "A política sionista apoiada pelos EUA não pode ser confrontada a menos que iniciemos uma nova intifada."

Haniyeh, eleito líder do movimento em maio, pediu que palestinos, árabes e muçulmanos realizem protestos nesta sexta-feira. "Façamos do 8 de dezembro o primeiro dia da nova intifada contra os ocupantes", afirmou.

O Hamas, que já lutou três guerras contra Israel desde 2007, é considerado um grupo terrorista por Tel Aviv e Washington. O movimento se recusa reconhecer o direito de existência de Israel e esteve por trás da última intifada, iniciada no ano 2000.

"Demos instruções a todos os membros do Hamas e todas as nossas ramificações para que estejam prontos para confrontar esse perigo estratégico que ameaça Jerusalém e a Palestina", disse Haniyeh.

Leia mais no MSN


---------------

Matricule-se já!

Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Hamas convoca nova intifada contra Israel Hamas convoca nova intifada contra Israel Reviewed by Anderson Nascimento on 23:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.