PIB avança 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE; otimismo com a economia tem pior índice


Está com problemas para visualizar essa mensagem? Clique aqui e leia no seu navegador >>


Estadão

O resultado do PIB foi divulgado nesta sexta. Crédito: Arte Estado


PIB avança 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE; otimismo com a economia tem pior índice


Bom dia,
O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 0,1% no terceiro trimestre em relação ao segundo trimestre deste ano, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira, 1º. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi de 1,4%.
O comércio e a indústria exibiram os melhores desempenhos no PIB. O comércio cresceu 1,6% no terceiro trimestre ante o segundo, enquanto a indústria de transformação avançou 1,4%.
A melhora, ainda que lenta, não se reflete no otimismo dos brasileiros em relação ao desempenho da economia. Em novembro, esse otimismo chegou ao patamar mais baixo dos últimos oito anos, segundo série histórica de pesquisas Ibope. Apenas 21% preveem mais prosperidade no próximo ano, metade do porcentual obtido no levantamento anterior, feito no final de 2016. Em análise, o cientista político e professor do Insper Carlos Melo explica: a percepção de melhora é mais lenta para o cidadão do que para os agentes políticos.
A melhora da atividade econômica é a aposta da gestão Temer na disputa presidencial de 2018.

Veja também:
  • Política

O Planalto atua nos bastidores para evitar que a convenção do PSDB, marcada para o dia 9, seja transformada em palco de ataque ao presidente Michel Temer. Na tentativa de revestir o desembarque anunciado pelo governador Geraldo Alckmin como uma separação amigável, o Planalto espera que dois dos três ministros do PSDB deixem os cargos nos próximos dias, antes do encontro tucano.


  • Sustentabilidade
Em 4 anos, secas e inundações afetam 55 milhões de brasileiros. Alterações nos padrões de ocorrências das chuvas são indícios de mudanças climáticas, dizem especialistas. Levantamento quadrienal da Agência Nacional de Águas (ANA) sobre o acesso e o uso da água aponta que o País vive uma situação de estresse hídrico.

  • Economia
Uma disputa interna no governo colocou em dúvida a política de incentivos às montadoras no Brasil. Enquanto representante da Fazenda apoia o fim dos descontos nos impostos, secretário de Desenvolvimento defendeu manter benefícios às empresas no novo programa automotivo. O atual programa do setor, o Inovar Auto, é válido até o fim do ano e a indefinição sobre as novas regras pode ter impacto sobre as decisões de investimentos.
  • Internacional
A crise na Venezuela atinge novos e dramáticos contornos. O metrô em Caracas parou de operar por falta de luz, os apagões interromperam partida de beisebol e a falta de combustível afetou o transporte público. Na saúde, outro cenário de caos: 24 pacientes com diabetes morreram sem acesso à insulina, a malária se torna uma epidemia e médicos enfrentam surtos de doenças já erradicadas.
  • Caderno 2
Aos 82 anos, Renato Aragão lança biografia ao lado do jornalista Rodrigo Fonseca e reflete sobre a carreira. No livro, o comediante conta como desmistificou a TV e colocou o humor pitoresco em destaque.
  • Esportes
O Brasil vai conhecer nesta sexta o caminho que terá de trilhar se quiser chegar ao hexacampeonato na Copa da Rússia. Tentando desviar a atenção dos julgamentos por corrupção em Nova York, a Fifa sorteia os grupos do Mundial. Acompanhe a cobertura ao vivo.



O Estado de S.Paulo, 1º/12/2017

Navegue por todas as páginas da edição impressa com agilidade e praticidade - pelo celular, tablet ou computador.



Para que servem os partidos?

A reforma da Previdência é, de fato, um tema bastante impopular. É justamente nessas horas, portanto, que os partidos precisam dizer por que existem.


'Estadão Podcasts': Baixe e ouça agora notícias e análises

12 doces para fazer bonito em qualquer festa

Foi convidado e não sabe o que levar de sobremesa? Confira 12 opções que são sucesso garantido


Arcade Fire é uma das atrações em dezembro Crédito: Midiorama


O seu dia a dia



Fundador do aplicativo de trânsito lança nova ferramenta que promete ajudar a identificar problemas nos veículos e a lidar com o mecânico.


Uma ponte em Koyasan, região de templos budistas que se tornou popular entre os turistas. Crédito: Andrew Faulk para The New York Times


NYT International Weekly



"Os olhos não devem ficar abertos nem fechados", explica o monge em um templo de Koyasan que recebe turistas para sessões de meditação. A região montanhosa no sudeste do Japão é um dos destinos mais procurados pelos peregrinos budistas.
A restauração das pinturas com mulheres nuas nas paredes de um prédio revela uma parte da vida parisiense nos anos 1920.


São Paulo (SP)
Hoje
min. 17° max 23°
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Rio de Janeiro (RJ)
Hoje
min. 18° max 28°
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
Foi notícia em 1º de dezembro de 1950
Presidente dos EUA, Harry Truman diz que cumprirá 'até o fim' compromissos na Guerra da Coreia.

VEJA MAIS


Compartilhe:   Facebook   Twitter   linkedin   Google mais
Estadão

Opinião

Política

Economia & Negócios

Brasil

Internacional

Esportes

Cultura

Últimas

Assine


Grupo Estado. Copyright © 1995-2017. Todos os direitos reservados

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail naoresponda@estadao.com.br ao seu catálogo de endereços.

O Estadão.com.br respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

PIB avança 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE; otimismo com a economia tem pior índice PIB avança 0,1% no terceiro trimestre, aponta IBGE; otimismo com a economia tem pior índice Reviewed by William Nascimento on 15:45:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.