Por que é bom que a RAM do seu computador esteja cheia


ram-sticks
O Windows, Linux, Android ou outro sistema operacional usa muita RAM? Não entre em pânico! Os sistemas operacionais modernos usam RAM como um cache de arquivos para acelerar as coisas. Supondo que seu computador esteja funcionando bem, não há nada com que se preocupar.
Embora possa parecer contraintuitivo para aqueles de nós que se lembram de nossos computadores sempre ficando famintos por RAM, o alto uso de RAM significa que sua RAM está sendo usada. RAM vazia é RAM desperdiçada.

Má utilização de memória alta versus boa utilização de memória elevada

Em primeiro lugar, o alto uso de memória nem sempre é uma coisa boa. Se o seu computador parecer muito lento, o alto uso de memória de acesso aleatório (RAM) não é uma coisa boa. Se a sua RAM estiver cheia, o seu computador é lento e a luz do disco rígido está piscando constantemente, o seu computador está trocando no disco . Este é um sinal de que seu computador está usando seu disco rígido, que é muito mais lento para acessar, como um "estouro" para sua memória.
Se isso estiver ocorrendo, é um lado claro que seu computador precisa de mais RAM - ou que você precisa usar menos programas com fome de memória. Esta é definitivamente uma coisa ruim.
No entanto, há uma clara diferença entre este caso, onde seu computador não está funcionando bem e o caso mais comum em que seu computador parece estar funcionando bem, mas há uma quantidade alarmante de RAM sendo usada com poucos programas abertos.
imagem

Armazenamento em disco

Instale o Windows XP em um computador e você provavelmente irá vê-lo usando várias centenas de megabytes de memória quando o sistema estiver ocioso. Instale o Windows 7 no mesmo computador e provavelmente verá o Windows 7 usando vários gigabytes de memória na mesma situação.
Então o que está acontecendo? O Windows XP é apenas um sistema operacional mais leve e rápido? Os sistemas operacionais modernos estão inchados e desperdiçados com a memória? Não é bem.
A RAM é mais abundante do que era quando o Windows XP era o novo sistema operacional brilhante e os sistemas operacionais modernos aproveitavam isso. Os sistemas operacionais modernos usam a RAM do seu computador como um cache para arquivos com acesso frequente e dados do programa.
No Windows, esse recurso é conhecido como SuperFetch, que foi introduzido no Windows Vista. O SuperFetch observa as aplicações que você usa e carrega arquivos e bibliotecas de aplicativos comumente usados ​​na RAM do seu computador antes de precisar deles. Quando você inicia um aplicativo, o Windows carrega os arquivos do aplicativo da sua RAM em vez de lê-los a partir do disco, que é um processo lento. Isso acelera o lançamento do aplicativo e geralmente torna seu computador mais rápido e mais receptivo.
Isso não se aplica apenas ao Windows. Os usuários do Linux também notarão que seu computador está usando uma quantidade aparentemente alarmante de memória para armazenar arquivos em cache do seu disco e os novos usuários do Linux podem estar preocupados quando percebem isso. Muitos programas de monitoramento de uso de recursos, como o GNOME System Monitor, escondem a memória usada pelo cache do usuário para que os usuários não tenham que entender isso ou se preocupar.
imagem

Navegadores e outros softwares

O mesmo se aplica aos navegadores e outras aplicações de software com seus próprios caches. Por exemplo, se você notar um navegador da Web como o Mozilla Firefox usando uma grande quantidade de RAM, isso não é necessariamente uma coisa ruim. Se você tem muita RAM no seu computador, é bom que o Firefox esteja usando. Ao armazenar em cache páginas da web que você visitou na sua RAM, o Firefox pode acelerar os tempos de carregamento da página, tornando o uso dos botões Voltar e Avançar muito mais rápido. Por esse motivo, o Firefox determina automaticamente o tamanho ideal do cache com base na quantidade de RAM no seu computador.
O próprio Firefox pode ter historicamente vazamentos de memória e outros problemas, mas o conceito é o mesmo. Não faz sentido que o Mozilla obtenha o uso da RAM do Firefox para os 50 megabytes porque os computadores modernos têm muita RAM que o Firefox pode usar para acelerar a navegação na web.
O mesmo se aplica a outros softwares. Programas com alto uso de memória podem estar fazendo bom uso de sua RAM, não desperdiçando.
imagem

Por que a RAM vazia é inútil

Você pode estar pensando que usar RAM como um cache é ótimo, mas você não quer que esses arquivos de programas e outros dados ocupem sua RAM. Você prefere ter RAM vazia disponível para que os programas sejam lançados instantaneamente e a memória será usada para o que você acha melhor, e não o que o seu sistema operacional e os programas acham melhor.
No entanto, isso não é uma preocupação. Se a sua RAM está cheia de arquivos em cache ou completamente vazia, está tudo disponível para programas que realmente precisam disso. Os dados armazenados em cache na sua RAM são marcados como de baixa prioridade e são descartados imediatamente assim que a memória é necessária para outra coisa.
Como esses dados podem ser descartados instantaneamente quando necessário, não há desvantagem para usar a RAM para o cache. (A única desvantagem potencial é que os usuários que não entendem o que está acontecendo ficam confusos.)
RAM vazia é inútil. Não é mais rápido para o computador gravar dados na RAM vazia, nem a RAM vazia usa menos energia. Na verdade, supondo que você esteja iniciando um programa que já esteja presente no cache de arquivos da RAM, os programas serão carregados muito mais rápido quando sua RAM for usada em vez de quando estiver vazia.




---------------

Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Curso de Marketing
Curso de Photoshop
Curso de Administração
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----

Curso de Inglês Curso de Administração Curso de AutoCAD Curso de Redes Sociais Curso de Empreendedorismo
Por que é bom que a RAM do seu computador esteja cheia Por que é bom que a RAM do seu computador esteja cheia Reviewed by William Nascimento on 16:04:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.