Como evitar malware (vírus) no Android


O Android pode ter uma plataforma mais aberta do que a Apple, mas com isso vem o potencial de malware. O Google está tentando tomar medidas para corrigi-lo com coisas como o Google Play Protect , mas ainda está por aí. Com um pouco de cuidado, porém, é muito fácil manter seu telefone seguro e sem malware.

O que é o Malware do Android?

Tenho certeza que você já ouviu o termo "malware" antes - é uma versão abreviada de "software malicioso". É muito comum de um problema no Windows, mas você não pode realmente pensar nisso como o mesmo no Android . Não vai causar um monte de pop-ups, fazer o atraso do seu navegador, instalar barras de ferramentas ou algo assim. Simplesmente não funciona da mesma maneira.
Em vez disso, é muito menos no seu rosto. Muitas vezes, as pessoas nem sequer sabem que eles têm esse lixo instalado, porque ele se mantém mais escondido no Android. Um aplicativo mal-intencionado pode disfarçar-se como um aplicativo legítimo, ou pode ocultar-se de sua visão completamente. O tempo todo, porém, pode ser executado em segundo plano fazendo qualquer número de atividades questionáveis, como roubar suas informações privadas e fazer o upload de quem sabe onde.
Por exemplo, o malware Skygofree recém-encontrado faz coisas muito ruins - como ter a opção de executar alguns 48 comandos diferentes, ligar o microfone do seu telefone, conectar-se a Wi-Fi comprometido e coletar toneladas de informações e muito mais. É mau.
Mas não despeje seu telefone e vá para a Apple ainda. É muito fácil evitar malware no Android, desde que você tenha o menor cuidado. Aqui está o que você deve fazer.

Fique atento aos aplicativos oficiais e seja cauteloso quando estiver usando

Uma coisa importante que separa o Android de outros sistemas operacionais móveis é a capacidade de assistir os aplicativos, ou seja, instalar aplicativos que não estão na Play Store oficial do Google . A maioria das pessoas não precisará fazer isso, mas pode ser útil se um aplicativo não estiver disponível no seu país, ou a versão mais recente de um aplicativo ainda não foi lançada no seu dispositivo.
Infelizmente, esta configuração pode ser perigosa. O Google também está ativamente a tomar medidas para reduzir o número de aplicativos mal-intencionados encontrados na Play Store, mas não tem controle sobre o que você escolhe instalar manualmente e, se você estiver instalando aplicativos que não foram examinados, você está em um risco muito maior de instalar malwares. É por isso que a opção de transferência lateral está desativada por padrão. O Google também melhorou o processo de sideloading no Android Oreo para torná-lo um pouco mais seguro.
Quando sideloading qualquer aplicativo, demore alguns segundos para se perguntar se você confia na fonte. Vem de um lugar legítimo? Por exemplo, você provavelmente está seguro é que o aplicativo vem do APK Mirror , uma vez que todos os arquivos são verificados e aprovados pelo proprietário muito cauteloso do site antes que eles possam ser hospedados no site. (Conheço bem o dono e trabalhei para ele no passado.)
Se, por outro lado, você está baixando um APK de um site que você não conhece, faça algumas pesquisas primeiro. Este é o site do desenvolvedor? O desenvolvedor é um conhecido e confiável? Ter outras pessoas examinaram este software?
Além disso, basta ver o site - quantos anúncios existem? Qual a qualidade desses anúncios? Se há muitas coisas de peixe acontecendo, as probabilidades são que você provavelmente deve evitar.

Evite lojas de aplicativos de terceiros

Como você pode assinalar aplicativos no Android, isso significa que você também pode fazer o sideload das lojas de aplicativos de terceiros. Não há muitos motivos legítimos para fazer isso, embora existam exceções - como usar o Appstore da Amazon para aplicativos ou negócios exclusivos.
Mas a regra geral aqui deve ser esta: basta usar o Google Play. Não é perfeito, mas ainda é muito mais seguro do que usar alguma opção de terceiros que possa ser preenchida com todo tipo de lixo. Veja como uma situação ruim poderia ser desempenhada: digamos que você instala uma loja de aplicativos de terceiros questionável. Você deve habilitar o sideloading para instalá-lo em primeiro lugar, o que permite que você também use esta loja de aplicativos para instalar mais aplicativos. Mesmo se você estiver usando o Android Oreo, que exige que o sideloading seja ativado em uma aplicação por aplicativo, você deve conceder a permissão desta loja de aplicativos para instalar aplicativos.
Mas e se esta loja de aplicativos ele mesmo for maliciosa? Agora tem permissão para instalar mais aplicativos, para que ele possa instalar mais malwares. Esta é uma das principais maneiras pelas quais o malware é espalhado pelo sistema.

Pelo amor de Deus, não instale aplicativos pirateados

Isso vai de mãos dadas com o ponto acima, e provavelmente vai sem dizer - eu  realmente queria que sim - mas não pirata aplicativos, pessoal! Assim como no Windows, o software de piratagem é uma ótima maneira de adivinhar seu dispositivo com todos os tipos de software questionável. Quem sabe o que você realmente está instalando com conteúdo pirateado, porque nem sempre é o que você acha.
Além disso, você sabe, o software de pirataria de desenvolvedores que trabalham é apenas uma coisa geralmente difícil de fazer, então não faça isso, ok?

Certifique-se de que está instalando aplicativos oficiais, mesmo ao usar o Google Play

Tudo o que foi dito acima, o Google Play ainda não é perfeito. Por exemplo, descobriu recentemente que havia uma lista falsa da Whatsapp na Play Store , e que havia sido baixado mais de  um milhão de vezes. Era uma lista falsa tão impressionante, porque mesmo o nome do desenvolvedor parecia quase idêntico ao  desenvolvedor real do WhatsApp. Isso é coisa bastante assustadora.
Novamente, o Google está ativamente a tomar medidas para reduzir esses tipos de problemas, mas uma pequena diligência pode percorrer um longo caminho. Quando você está instalando um novo aplicativo, tenha cuidado com qualquer coisa que pareça erronea. Verifique suas permissões , leia a descrição e verifique a conta do desenvolvedor. Se algo não parece direito, provavelmente não é.

Instale sempre atualizações do sistema

O Google lança patches de segurança mensais para o Android, que ajudam a manter o sistema protegido contra ataques, especialmente quando uma vulnerabilidade específica é encontrada que as aplicações mal-intencionadas estão tentando explorar.
Apesar de todos os não cada fabricante irá lançar atualizações o mais rápido que deveriam, é seu trabalho para instalar cada um que eles  não enviar para fora. Eles não trarão novos recursos, mas as coisas que eles fazem nos bastidores o manterão protegido contra esses ataques. Leve os 15 minutos do seu dia e faça isso.



---------------

Desenvolve Cursos
Cursos para horas complementares
Como evitar malware (vírus) no Android Como evitar malware (vírus) no Android Reviewed by William Nascimento on 14:31:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.