Condenação de Lula deve impedir candidatura; acompanhe a repercussão


Está com problemas para visualizar essa mensagem? Clique aqui e leia no seu navegador >>


Estadão

Depois do julgamento, Lula discursou em protesto em São Paulo. Crédito: Alex Silva/Estadão


Condenação de Lula deve impedir candidatura; acompanhe a repercussão


Bom dia,
Por unanimidade, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) manteve a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aumentou sua pena para 12 anos e um mês de reclusão pelo caso do triplex do Guarujá. A sentença deverá ser executada após o julgamento do último recurso ainda possível em segunda instância, os embargos de declaração. Siga a repercussão.
Os advogados do petista já confirmaram que vão usar todos os meios para impugnar a decisão e consideraram o pedido de prisão um exagero. Lula, que após o julgamento discursou ao lado de apoiadores, no centro de São Paulo, afirma ser vítima de um "pacto" para acabar com o PT. E avisou que segue com a intenção de ser pré-candidato. Em várias cidades do País, ruas foram fechadas para protestos de comemoração da condenação ou de apoio a Lula.
A decisão do TRF-4 agora pressiona o Supremo Tribunal Federal (STF) a se posicionar novamente sobre a prisão em segunda instância - duas ações sobre o tema devem ir a julgamento em breve. A Coluna do Estadão revela que a cúpula da Polícia Federal já estaria preparando a prisão do petista.
Os recursos, no entanto, tornam incertas a liberdade e a candidatura do ex-presidente - como analisa o advogado criminalista e constitucionalista Adib Abdouni. Para a colunista Eliane Cantanhêde, a candidatura de Lula é uma ficção. O julgamento técnico enfraquece a tese do PT, na opinião de Vera Magalhães.
Outros presidenciáveis evitaram comemorar o resultado do julgamento de ontem. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse que "não faz campanha contra o adversário, e sim com o povo". Rodrigo Maia (DEM), presidente da Câmara, contrariou recomendação do governo de manter silêncio e divulgou nota afirmando que "construiu sua carreira combatendo teses de Lula". O presidente Michel Temer (MDB), em viagem à Suíça, apenas comemorou o resultado positivo do mercado financeiro e disse que seus "detratores estão na cadeia ou desmoralizados".
Veja também:
  • Economia
Condenação de Lula faz Bolsa atingir pontuação recorde de 83,6 mil pontos. E o dólar fechou em queda, a R$ 3,17, com a valorização do real após o julgamento do petista.
  • Internacional



O Estado de S.Paulo, 25/1/2018

Navegue por todas as páginas da edição impressa com agilidade e praticidade - pelo celular, tablet ou computador.



Acima de qualquer dúvida

O placar no julgamento no TRF-4 deveria ser suficiente para convencer os petistas a finalmente deixar de tratar o corrupto Lula da Silva como um mártir da democracia brasileira


'Estadão Podcasts': Baixe e ouça agora notícias e análises

Novos paulistanos

No aniversário de São Paulo, mostramos a gastronomia trazida por imigrantes e refugiados à cidade


Redução das taxas pode pesar sobre receita de empresas. Crédito: Epitacio Pessoa/Estadão


O seu dia a dia



O aumento do uso de meios eletrônicos de pagamento no Brasil foi estabelecido como meta pelo Banco Central. Redução de custos para operações com cartão de débito é discutida com empresas e varejo.
O músico mandou um e-mail ao deputado estadual Feliciano Filho (PSC) manifestando seu apoio ao projeto do parlamentar de adotar a "Segunda Sem Carne". O projeto, que previa que às segundas-feiras não haveria consumo de alimentos à base de proteína animal nas instituições públicas do Estado, foi vetado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB).


Crédito: Divulgação/The New York Times


NYT International Weekly



  • A infância de Coetzee, em preto e branco

    Em 2014, anos depois de deixar a África do Sul para morar na Austrália, o romancista J.M. Coetzee vendeu seu apartamento na Cidade do Cabo. Posteriormente, um pesquisador encontrou uma caixa de papelão que fora esquecida, com uma quantidade de considerável material inédito do ganhador do Prêmio Nobel
  • Jovens combatem nepotismo no governo do Afeganistão

    O nepotismo ainda é mais importante que o mérito na contratação de boa parte da força de trabalho. O Afeganistão produz entre 50 mil e 90 mil formandos universitários por ano, mas o governo costuma abrir contratações para cerca de 15 mil cargos por ano


São Paulo (SP)
Hoje
min. 20° max 29°
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Rio de Janeiro (RJ)
Hoje
min. 23° max 37°
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Foi notícia em 25 de janeiro de 1984
Comício na Sé, com segurança, festa e música

VEJA MAIS


Compartilhe:   Facebook   Twitter   linkedin   Google mais
Estadão

Opinião

Política

Economia & Negócios

Brasil

Internacional

Esportes

Cultura

Últimas

Assine


Grupo Estado. Copyright © 1995-2018. Todos os direitos reservados

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail naoresponda@estadao.com.br ao seu catálogo de endereços.

O Estadão.com.br respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

Condenação de Lula deve impedir candidatura; acompanhe a repercussão Condenação de Lula deve impedir candidatura; acompanhe a repercussão Reviewed by William Nascimento on 10:40:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.