Fundo público eleitoral dá mais dinheiro a 21 partidos


Está com problemas para visualizar essa mensagem? Clique aqui e leia no seu navegador >>


Estadão

Os números reforçam a análise de que a reforma política aprovada no ano passado favoreceu as cúpulas partidárias. Crédito: Nilton Fukuda/Estadão


Fundo público eleitoral dá mais dinheiro a 21 partidos


Bom dia,
A criação de um fundo eleitoral bilionário com dinheiro público para bancar campanhas vai possibilitar que as direções partidárias de 21 das 32 legendas que participaram da eleição de 2014 tenham mais dinheiro no caixa de seus diretórios este ano na comparação com o que tiveram na época, quando a doação de empresas ainda era permitida. A lista é composta por partidos médios e pequenos. Entre eles, o PRB receberá a maior diferença: R$ 56,8 milhões a mais em 2018.
Já os partidos maiores, como PT, MDB e PSDB, mesmo ficando com a mais significativa fatia do bolo do fundo eleitoral, levarão desvantagem em relação ao que receberam em 2014 – a eleição mais cara da história, segundo os dados da ONG Transparência Brasil (cerca de R$ 5 bilhões em valores da época).
Mas, embora o fundo eleitoral represente menos dinheiro nas campanhas, a regra de divisão pode favorecer 'caciquismo', dizem cientistas políticos. A maior concentração de recursos nas mãos dos dirigentes partidários é vista por especialistas com uma das principais falhas do fundo eleitoral aprovado pelo Congresso no ano passado.
Veja também:
  • Política
Alckmin acelera concessões por marca reformista. Governador tucano busca se consolidar como candidato de centro ao Palácio do Planalto e investe em parcerias com a iniciativa privada.
  • Economia
OAS se une a chineses para sobreviver. Abatida pela Lava Jato, empreiteira baiana busca investidores estrangeiros para ganhar novas obras e espera concluir venda de sua fatia na dona do aeroporto de Guarulhos para cumprir meta de sair da recuperação judicial ainda em 2018.
  • Internacional
Separatistas tomam sede do governo iemenita. Forças separatistas do sul assumiram ontem o controle da sede transitória do governo iemenita em Áden, a segunda maior cidade do Iêmen, após violentos confrontos com o Exército, complicando ainda mais a solução do conflito no país.
  • Caderno 2
Paulinho conta como vive hoje o "homem do século 19" e fala de seus 75 anos e dos shows que vai fazer ao lado da filha, Beatriz Rabello. Na 60ª edição do Grammy, Bruno Mars foi premiado em seis categorias.
  • Esportes
'Bola raiz' com tecnologia de ponta. A bola do Mundial voltou às origens e vai desfilar com seu preto e branco pelos gramados na Rússia. Os painéis, antigamente chamados de gomos, chegam com um formato inédito e especialistas elogiam.



A esquerda e o esquerdismo

Os verdadeiros partidos de esquerda são aqueles que não confundem a luta política com a destruição dos pilares da democracia representativa



O Estado de S.Paulo, 29/1/2018

Navegue por todas as páginas da edição impressa com agilidade e praticidade - pelo celular, tablet ou computador.


'Estadão Podcasts': Baixe e ouça agora notícias e análises

Três receitas rápidas e saborosas com tomate

Para aproveitar os frutos maduros e suculentos da temporada, reunimos três receitas de Eric Asimov, do NYT; tem tomate na torta, na massa e até na grelha


Advogado Julio Cesar Hidalgo defende a implementação do curso de direito nos currículos escolares. Crédito: Tiago Queiroz/Estadão


O seu dia a dia



Professor Julio César Hidalgo, autor de A Constituição em Quadrinhos, é enfático a dizer que 'este analfabetismo jurídico' não é apenas um dos males do nossos sistema educacional, mas sim um dos grandes males do nosso País'.
Alguns alimentos colaboram muito com o restabelecimento do sistema digestivo, como a couve e o inhame. A couve, de preferência orgânica, pode ser lavada e congelada inteira: basta fazer um suco matinal misturando com frutas da sua preferência.


É mais provável que cachorros de rua liberem ovos de lombrigas Toxocara do que os cachorros que têm dono. Crédito: Gregg Vigliotti para The New York Times


NYT International Weekly



  • Parasita pode comprometer o cérebro das crianças

    Ovos do verme do gênero Toxocara, expelidos nas fezes de cães e gatos, são facilmente encontrados em quintais e playgrounds e podem contaminar crianças, causando desde uma simples febre a problemas cognitivos.



São Paulo (SP)
Hoje
min. 22° max 28°
Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Rio de Janeiro (RJ)
Hoje
min. 22° max 36°
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Foi notícia em 29 de janeiro de 1995
Lula critica, ma tem esperança em FHC

VEJA MAIS


Compartilhe:   Facebook   Twitter   linkedin   Google mais
Estadão

Opinião

Política

Economia & Negócios

Brasil

Internacional

Esportes

Cultura

Últimas

Assine


Grupo Estado. Copyright © 1995-2018. Todos os direitos reservados

Para garantir que nossos comunicados cheguem em sua caixa de entrada, adicione o e-mail naoresponda@estadao.com.br ao seu catálogo de endereços.

O Estadão.com.br respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede.

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.

Fundo público eleitoral dá mais dinheiro a 21 partidos Fundo público eleitoral dá mais dinheiro a 21 partidos Reviewed by William Nascimento on 15:55:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.