Fissura, metatarso, tratamento... Entenda a lesão de Neymar e as opções do craque

Esta quarta-feira será um dia importante para a recuperação de Neymar. Uma reunião em Paris envolvendo o jogador, o médico da Seleção, Rodrigo Lasmar, e membros do departamento médico do PSG vai resolver as últimas pendências sobre qual será o tratamento utilizado. O camisa 10 sofreu uma fissura (ou fratura incompleta) no quinto metatarso do pé direito e, conforme apurou o GloboEsporte.com, optou pela cirurgia - o tempo de recuperação gira entre seis e oito semanas. Mas a decisão ainda não foi oficializada pelo clube.

Em entrevista à “ESPN Brasil”, o pai de Neymar indicou que o filho passará por cirurgia. Mas em seguida disse que os médicos do PSG e da Seleção vão definir a necessidade do procedimento.

Para entender melhor o caso e o tratamento ideal, o GloboEsporte.com ouviu dois especialistas: Gustavo Arliani, ortopedista especialista em pé, e José Luiz Runco, ex-médico da Seleção e do Flamengo. Confira as respostas abaixo:

Gustavo Arliani
O que é a fissura?
Não existe o termo técnico fissura. Quando alguém fala popularmente em fissura, é do ponto de vista técnico da ortopedia o que chamamos de uma fratura incompleta ou uma pequena fratura que não pegou o osso na sua totalidade. Falam muito nos termos fissura ou trincado, mas tecnicamente isso não existe.

O que é o metatarso?
O metatarso é um osso que não é o dedinho mindinho. Ele vem um pouco antes. É um osso mais cumprido na região que a gente chama de dorso do pé. São cinco ossos nessa área e ele é o mais externo, o que fica mais exposto a lesões nas entorses de tornozelo.

O que é uma entorse de tornozelo?
É uma lesão muito comum no futebol, cerca de 10%. Nessa porção lateral, de fora do tornozelo, o mecanismo mais comum de entorse é supinação. O tornozelo tem três ligamentos principais e é muito improvável que uma entorse não gere lesão alguma, ou pelo menos um estiramento ou ruptura desses ligamentos. Geralmente eles vão rompendo de frente para trás nessa região. O ligamento anterior, que liga os dois ossos, a fíbula e os talos, sofre pelo menos um estiramento. É muito incomum pouco provável que não tenha nenhuma lesão quando você tem uma entorse desse tipo no futebol.

Leia mais no GE


---------------


Cursos para horas complementares
Curso de Excel
Fissura, metatarso, tratamento... Entenda a lesão de Neymar e as opções do craque Fissura, metatarso, tratamento... Entenda a lesão de Neymar e as opções do craque Reviewed by Anderson Nascimento on 23:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.