Intervenção federal no Rio gera onda de informações erradas nas redes sociais

A decisão do governo federal de intervir na segurança pública do Rio de Janeiro não gerou apenas polêmica, mas uma onda de informações erradas amplamente compartilhadas nas redes sociais.

São boatos como a de que quem estiver na rua depois das 22h sem um documento de identificação e a carteira de trabalho assinada "será levado sob custódia para um quartel (ainda a ser definido) na vila militar", como diz um dos textos que viralizaram na internet.

Na terça-feira, o Senado aprovou o decreto presidencial que autoriza a intervenção no Rio de Janeiro. A ação será válida até dia 31 de dezembro deste ano e foi aprovada por 55 votos favoráveis e 13 contra, com uma abstenção. Era necessária a maioria simples dos senadores para que o texto fosse aprovado.

A intervenção já estava em vigor desde a semana passada, mas o governo precisava do aval do Congresso para que a medida continuasse valendo. Pelo texto, o general do Exército Walter Souza Braga Netto foi nomeado interventor. Ele ficará subordinado ao presidente e passará a exercer "o controle operacional de todos os órgãos estaduais de segurança pública".

Sendo assim, durante o período em vigor do decreto, o comando da segurança pública deixa de ser competência do governo do Rio de Janeiro. Além disso, segundo o texto, o interventor "não está sujeito às normas estaduais que conflitarem com as medidas necessárias à execução da intervenção". Mas detalhes sobre como essa intervenção vai ocorrer ainda não foram divulgados.

Abaixo, você confere as principais informação falsas que vêm circulando nas redes sociais e por que são boatos. Em nota enviada à BBC Brasil, o Exército afirmou que "não comenta informações inverídicas".

Leia mais no MSN


---------------


Cursos para horas complementares
Curso de Excel
Intervenção federal no Rio gera onda de informações erradas nas redes sociais Intervenção federal no Rio gera onda de informações erradas nas redes sociais Reviewed by Anderson Nascimento on 22:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.