O que fazer quando o disco rígido falhar

Como cada peça de hardware, os discos rígidos podem falhar. Os discos rígidos mecânicos, em particular, têm partes móveis que podem (e eventualmente) parar de funcionar. Mesmo unidades de estado sólido , que não possuem partes móveis, podem falhar. Cada unidade tem uma vida útil limitada antes de chutar o balde.
É por isso que você sempre deve ter um bom backup - um dia, seu disco rígido falhará, e talvez você não consiga prever isso. Mas se a sua unidade está agindo um pouco vacilante, você pode apanhá-la antes de morrer completamente.

Como informar uma unidade está falhando ou falhou

Existem vários tipos diferentes de falhas na unidade. Há o óbvio, onde sua unidade pára de funcionar inteiramente. Talvez o seu computador nem sequer reconheça isso quando ele é iniciado e você vê uma mensagem dizendo que seu PC não possui disco rígido, ou talvez o computador comece a inicializar e simplesmente não consiga passar pelo processo de inicialização.
Há também falhas de unidade mais sutis, onde a unidade parece estar funcionando ... mas há problemas. Seu PC pode ocasionalmente congelar, você pode ouvir sons incomuns da unidade, você pode sofrer corrupção de dados ou seu computador pode detectar setores defeituosos na unidade.
Qualquer tipo de ruído de clique de uma unidade mecânica é um sinal ruim. Isso indica que a cabeça, que lê e grava os dados das bandejas na unidade, falhou. É melhor desligar a unidade completamente para evitar mais danos e usar um serviço profissional de recuperação de dados, se você precisar de seus dados de volta. Você não ouvirá nenhum ruído estranho de uma unidade de estado sólido, pois não tem partes móveis.

Faça uma SMART Check

Se você está preocupado, seu disco rígido pode estar falhando, você pode verificar seu status SMART . SMART significa "Tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatórios", e há tecnologia dentro do seu disco rígido que tenta identificar se está falhando e dizer.
Existem algumas grandes advertências aqui. Em primeiro lugar, o SMART nem sempre funciona perfeitamente. Mesmo que um disco rígido esteja falhando, ainda pode denunciar um status SMART adequado. E, mesmo que um disco rígido esteja prestes a falhar, pode não dar-lhe um aviso SMART antes de deixar de funcionar inteiramente.
Se você deseja verificar o status SMART, pode fazê-lo com uma ferramenta de terceiros, como o CrystalDiskInfo . Um estado de saúde ruim é um sinal claro de que a sua unidade está realmente falhando. Claro, isso pressupõe que você possa realmente inicializar no Windows em primeiro lugar. Se a sua unidade estiver tão longe que você não pode, você não poderá ver o status SMART desta maneira. No entanto, você poderá ver o status SMART da unidade na tela de configuração do firmware do BIOS ou UEFI doseu computador Se o seu computador exibir uma mensagem de erro SMART quando ele for inicializado, esse é um sinal claro, o disco rígido também está morrendo.

Como confirmar que é um problema de hardware

Só porque você está enfrentando problemas no sistema não significa que você tenha um disco rígido morto ou morrendo. É importante fazer algumas soluções básicas para detectar se seu disco rígido é realmente o problema.
Por exemplo, se seu computador não detecta a unidade durante o processo de inicialização, você deve abrir sua caixa e verificar os cabos que conectam o disco rígido à placa-mãe e à fonte de alimentação. Desconecte os cabos e conecte-os novamente, garantindo que você tenha uma conexão sólida. Seu disco rígido pode apenas ter um cabo que está solto.
Você também pode entrar na tela do firmware do BIOS ou UEFI do seu computador e ver se a unidade é detectada pelo seu computador. Se o seu computador vir a unidade e simplesmente não conseguir inicializar, é um sinal de que a unidade pode estar quebrada (ou que há um problema de software). Se o seu computador não vir a unidade, pode ser desconectado de alguma coisa - ou pode ter falhado tão mal que não pode ser detectado.
Algumas questões sugerem claramente um problema de hardware. Por exemplo, se o seu disco rígido mecânico estiver fazendo sons estranhos, é quase certamente uma falha no hardware.
Se o seu sistema não pode inicializar a partir da unidade , a instalação do Windows pode ser danificada. Você deve considerar reinstalar o Windows no seu PC e ver se isso corrige seu problema. Você pode tentar fazer o backup de seus arquivos a partir de um disco do instalador do Windows ou do sistema Linux ao vivo, se você quiser, mas isso pode não ser possível se seu disco rígido realmente falhou. Na verdade, se o seu sistema ao vivo do Linux não pode ver a unidade, esse é um bom indicador de que pode estar falhando. Se, por outro lado, você conseguir fazer backup de seus arquivos e reinstalar o Windows, no entanto, isso sugere que seu disco rígido está funcionando corretamente e você teve um problema de software.
Outros problemas que você experimenta ao usar seu PC, como o congelamento e a corrupção de dados, podem ser causados ​​por malware ou outros problemas do sistema no Windows. Certifique-se de executar uma verificação com o seu programa de antivírus preferido e tentar redefinir ou reinstalar o Windows se o seu sistema operacional não parecer funcionar corretamente.
Tenha em mente que o sistema congela e a corrupção de dados também pode ser causada por outros componentes de hardware falhando, como sua RAM, placa-mãe ou fonte de alimentação. Você pode executar um teste de memória para verificar se a RAM está funcionando corretamente, mas é mais difícil definir se você tem um problema na placa-mãe ou noutros componentes de hardware.
Você também pode usar a ferramenta Verificar disco (ou ChkDsk) no Windows para verificar se há setores defeituosos. Os setores defeituosos podem indicar falhas na unidade.

Como obter seus dados fora de uma unidade de falha

Então você fez alguma solução de problemas e tem certeza de que a unidade está falhando. Se a unidade estiver em processo de falha, mas ainda não falhou completamente, você deseja obter quaisquer dados importantes que você não tenha feito o backup imediatamente . Talvez você precise, como mencionamos acima, inicializar para um disco de instalação do Windows ou sistema Linux ao vivo e tentar transferir apenas os arquivos importantes de sua unidade. Isso pode permitir que você recupere alguns arquivos, mesmo que seu sistema não possa inicializar seu sistema operacional e executá-lo a partir da unidade sem falhar.
Você também pode tentar puxar o disco rígido e conectá-lo a outro computador . Se a unidade falhou parcialmente, você poderá copiar alguns arquivos importantes. Você também pode usar uma ferramenta como a Recuva da Piriform , que promete "recuperação de discos danificados". Isso não funcionará se a unidade for verdadeiramente perdida além de reparar, no entanto.
Tenha em mente que, se a unidade estiver falhando, ter o acionamento ligado pode fazer com que ele falhe mais rápido ou se torne cada vez mais danificado. Se você tem dados realmente críticos, está disposto a gastar uma boa quantidade de dinheiro para recuperar, provavelmente é melhor parar de executar o disco e levá-lo a um serviço profissional de recuperação de dados.

Recupere seus dados com o serviço profissional de recuperação de dados

Mesmo que você não consiga retirar seus dados da unidade, ainda pode haver uma maneira de recuperá-lo.
Felizmente, você nunca precisará de um serviço de recuperação de dados. Se você tiver bons backups atualizados , um disco rígido morto é um problema fácil de superar. Basta obter um novo disco rígido para o seu PC, reinstalar o sistema operacional Windows e restaurar seus dados do backup. Você estará funcionando em questão de horas.
Se você não possui backups atualizados, as coisas ficam muito mais difíceis. Os serviços de recuperação de dados profissionais existem, e eles realmente abrirão a unidade em um ambiente de sala limpa, substituirão a cabeça dentro da unidade e tentarão tirar seus dados dos pratos magnéticos com a nova cabeça.
Como você pode imaginar, esses serviços são muito caros, e não há garantia de que você realmente tenha seus dados de volta. Mas, se você tem dados comerciais importantes ou algo insubstituível que não pode sair da sua unidade, eles são a sua única opção. Você também pode recorrer a esses serviços para recuperar dados que você excluiu .

Se você não quer pagar pela recuperação de dados

Se você tem dados críticos que você precisa de volta, você deve simplesmente voltar para um serviço profissional de recuperação de dados. Realmente, não tente fazê-lo sozinho.
Mas, se você renunciou à unidade e quer seus dados de volta, mas sabe que não vai gastar o dinheiro para a recuperação de dados profissionais, há algumas coisas que você pode tentar. Congelando a unidade - sim, literalmente, colocando no congelador - foi relatado para ajudar algumas pessoas. Não temos certeza absoluta se esta é uma lenda urbana ou não, ou se funcionou para drives antigos e não unidades modernas. No entanto, se isso funcionar, ele só funcionará para unidades mecânicas, não unidades de estado sólido. Algumas pessoas relatam que, permitindo que a unidade esfriasse, pode fazer funcionar um pouco estável, o que poderia ter algum sentido, dado as operações mecânicas que se seguem dentro da unidade. Se você fizer isso, certifique-se de que envolve o disco rígido em dois sacos de congelação de alta qualidade para evitar a formação de condensação no interior do disco.
Você também pode simplesmente desligar o computador e voltar mais tarde. Se a unidade é escamosa, às vezes pode funcionar e às vezes não funciona, e pode funcionar por tempo suficiente para que você possa recuperar alguns arquivos importantes. No entanto, se o disco estiver realmente falhando, quanto mais você executá-lo, mais poderá danificar-se. Provavelmente é melhor levá-lo para um serviço de recuperação de dados imediatamente se você tiver dados importantes o suficiente para que você esteja disposto a gastar o dinheiro para recuperá-lo.

Não há como evitar que as unidades morrem. A melhor coisa que você pode fazer é criar backups regulares, para que você possa recuperar seus dados importantes de outro lugar se uma unidade nunca falhar em você.






---------------

Desenvolve Cursos - Curso de AutoCAD
Cursos para horas complementares
O que fazer quando o disco rígido falhar O que fazer quando o disco rígido falhar Reviewed by William Nascimento on 15:44:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.