Ônibus de São Paulo são aprovados em fiscalização da Cetesb

Ônibus da frota urbana de São Paulo foram aprovados pela vistoria anual realizada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), a fim de avaliar as emissões de poluentes provenientes de veículos a diesel. Com base no método de amostragem, foram feitas inspeções em 16 garagens de ônibus das empresas concessionárias, associadas ao SPUrbanuss – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de São Paulo.

A campanha de fiscalização engloba testes de opacidade para verificar a fumaça emitida pelo tubo de descarga e provas com o ARLA 32, um fluido presente na maior parte dos modelos que seguem os padrões atuais de motorização, e com o diesel S-10, para averiguar o teor de enxofre.

De acordo com o relatório emitido pela Cetesb, a aprovação dos ônibus urbanos de São Paulo já era esperada, considerando que "empresas desse setor já adotam procedimentos internos que permitem a realização de testes de opacidade e correção de defeitos relacionados às emissões em toda a frota".

Com relação ao ARLA32, o resultado foi o mesmo. Não foram encontradas irregularidades nas amostras analisadas pelo órgão ambiental, que reconheceu que as concessionárias adquirem ARLA32 de empresas idôneas e exigem que o fornecedor apresente documentação que comprove o atendimento às especificações publicadas pelo INMETRO.

"Esses resultados reforçam, mais uma vez, que os ônibus não são os maiores vilões da poluição do ar na capital paulista. Está em curso uma nova legislação ambiental rigorosa para o transporte público que não considera as demais fontes de poluição atmosférica da cidade", afirma Francisco Christovam, presidente do SPUrbanuss.




---------------


Cursos para horas complementares
Curso de Excel
Curso Online de AutoCAD
Ônibus de São Paulo são aprovados em fiscalização da Cetesb Ônibus de São Paulo são aprovados em fiscalização da Cetesb Reviewed by Anderson Nascimento on 23:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.