Bluetooth 5.0: O que é diferente e por que é importante


Smartphones modernos e outros dispositivos, do iPhone 8 e iPhone X ao Samsung Galaxy S8 , anunciam suporte para “Bluetooth 5.0” em sua lista de especificações. Aqui está o que há de novo na mais recente e melhor versão do Bluetooth.

O que é o Bluetooth?

O Bluetooth 5.0 é a versão mais recente do padrão de comunicação sem fio Bluetooth. É comumente usado para fones de ouvido sem fio e outros hardwares de áudio, além de teclados sem fio, mouses e controladores de jogos. O Bluetooth também é usado para comunicação entre vários dispositivos de casa inteligente e Internet das Coisas (IoT) .
Uma nova versão do padrão Bluetooth significa várias melhorias, mas somente quando usada com periféricos compatíveis. Em outras palavras, você não verá qualquer benefício imediato de atualizar para um telefone com Bluetooth 5.0 se todos os seus acessórios Bluetooth forem projetados para uma versão mais antiga do Bluetooth. No entanto, o Bluetooth é compatível com versões anteriores, para que você possa continuar usando seus dispositivos Bluetooth 4.2 e anteriores existentes com um telefone Bluetooth 5.0. E, quando você compra novos periféricos habilitados para Bluetooth 5.0, eles funcionam melhor graças ao seu telefone Bluetooth 5.0.

Bluetooth de baixa energia para fones de ouvido sem fio (e mais)

É importante ressaltar que todas as melhorias que estão sendo feitas no Bluetooth são para a   especificação Bluetooth Low Energy , que foi introduzida de volta com o Bluetooth 4.0, e não para o rádio Bluetooth clássico que usa mais energia. O Bluetooth Low Energy foi projetado para reduzir o uso de energia dos periféricos Bluetooth. Ele foi originalmente usado para wearables, beacons e outros dispositivos de baixa potência, mas tinha algumas restrições sérias.
Por exemplo, os fones de ouvido sem fio não podiam se comunicar por Bluetooth Low Energy, então eles precisavam usar o padrão clássico Bluetooth mais faminto por energia. Com o Bluetooth 5.0, todos os dispositivos de áudio se comunicam por Bluetooth Low Energy, o que significa menor consumo de energia e maior duração da bateria. Muitos outros tipos de dispositivos poderão se comunicar através do Bluetooth Low Energy no futuro.
Notavelmente, os AirPods da Apple não usam o Bluetooth 5.0. Eles usam Bluetooth 4.2 e o chip especial Apple W1 para uma conexão aprimorada. No Android, o Bluetooth 5.0 deve ajudar a tornar os fones de ouvido Bluetooth algo que você gostaria de usar .

Áudio Duplo

O Bluetooth 5.0 também permite um novo recurso interessante que permite reproduzir áudio em dois dispositivos conectados ao mesmo tempo. Em outras palavras, você pode ter dois pares de fones de ouvido sem fio conectados ao seu telefone, e eles transmitem áudio para os dois de uma só vez, tudo via Bluetooth padrão. Ou você pode reproduzir áudio em dois alto-falantes diferentes em salas diferentes. Você pode transmitir duas fontes de áudio diferentes para dois dispositivos de áudio diferentes ao mesmo tempo, para que duas pessoas possam ouvir duas músicas diferentes, mas transmitindo do mesmo telefone.
Esse recurso é conhecido como “Dual Audio” no Samsung Galaxy S8 . Basta conectar dois dispositivos de áudio Bluetooth ao telefone, ativar o recurso Áudio duplo e você estará pronto para usar. No entanto, isso não deve ser um recurso exclusivo da Samsung. Ele é ativado pelo Bluetooth 5.0 e, esperamos, aparecerá nos dispositivos de outros fabricantes também.

Mais velocidade, distância e taxa de transferência

Os principais benefícios do Bluetooth 5.0 são melhor velocidade e maior alcance. Em outras palavras, é mais rápido e pode operar em distâncias maiores do que as versões mais antigas do Bluetooth.
material de marketing oficial Bluetooth da organização padrão Bluetooth anuncia que o Bluetooth 5.0 tem quatro vezes o intervalo, duas vezes a velocidade e oito vezes a capacidade de transmissão de mensagens de versões mais antigas do Bluetooth. Novamente, essas melhorias se aplicam ao Bluetooth Low Energy, garantindo que os dispositivos possam aproveitá-los enquanto economizam energia.
Com o Bluetooth 5.0, os dispositivos podem usar velocidades de transferência de dados de até 2 Mbps, o dobro do que o Bluetooth 4.2 suporta. Os dispositivos também podem se comunicar em distâncias de até 800 pés (ou 240 metros), o que é quatro vezes mais de 200 pés (ou 60 metros) permitidos pelo Bluetooth 4.2. No entanto, paredes e outros obstáculos enfraquecerão o sinal, como acontece com o Wi-Fi .
padrão de compressão aptX já promete áudio com qualidade de CD em velocidades menores de 1 Mbps, portanto, velocidades de 2 Mbps devem permitir uma qualidade de áudio sem fio ainda melhor.
Tecnicamente, os dispositivos podem realmente escolher entre mais velocidade ou um intervalo maior. Esse benefício de “duas vezes a velocidade” é útil ao operar em curto alcance e enviar dados para frente e para trás. O alcance ampliado seria ideal para beacons Bluetooth e outros dispositivos que precisam enviar apenas uma pequena quantidade de dados ou podem enviar os dados lentamente, mas desejam se comunicar a distâncias maiores. Ambos são de baixa energia.
Os dispositivos podem escolher o que faz mais sentido. Por exemplo, fones de ouvido sem fio podem usar a velocidade de aumento para áudio de streaming de alta taxa de bits, enquanto sensores sem fio e dispositivos inteligentes que precisam apenas informar suas informações de status podem escolher o aumento de distância para poderem se comunicar a longas distâncias. E, como eles podem usar o Bluetooth Low Energy e ainda assim obter esses benefícios, eles podem operar com energia da bateria por muito mais tempo do que com o padrão Bluetooth clássico, que exige mais energia.
Se você tiver interesse nos detalhes técnicos, poderá visualizar as especificações oficiais do Bluetooth 5.0 on-line. O Android Authority também tem uma boa visão técnica de como exatamente o Bluetooth 5.0 é diferente do Bluetooth 4.2.

Quando você vai conseguir?

Você pode obter dispositivos compatíveis com Bluetooth 5.0 hoje, como o iPhone 8 e 8 Plus, o iPhone X, o Samsung Galaxy S8 e os futuros telefones Android . Você também precisará de periféricos Bluetooth 5.0. Eles ainda não estão muito difundidos, mas muitos fabricantes estão prometendo lançar dispositivos Bluetooth 5.0 em 2018.
Como o Bluetooth é compatível com versões anteriores, seu Bluetooth 5.0 e dispositivos Bluetooth mais antigos funcionarão juntos. É como atualizar para um novo padrão de Wi-Fi mais rápido. Mesmo depois de adquirir um novo roteador que suporte Wi-Fi mais rápido , você também precisa atualizar todos os outros dispositivos. Mas seus dispositivos antigos habilitados para Wi-Fi ainda podem se conectar ao seu novo roteador, apenas em uma velocidade mais lenta do que o roteador suporta.
Se você puder colocar as mãos em um telefone Android com fones de ouvido Bluetooth 5.0 e Bluetooth 5.0, provavelmente terá uma experiência de áudio sem fio muito melhor do que com o padrão Bluetooth mais antigo.
Os usuários do iPhone podem ter uma boa experiência com os fones de ouvido AirPods ou Beats da Apple, graças ao chip W1, mas o áudio Bluetooth sólido é mais fácil de se obter no Android agora também. O Bluetooth 5.0 deve melhorar os fones de ouvido sem fio no iPhone se você optar por fones de ouvido Bluetooth 5.0 de terceiros em vez de fones de ouvido da Apple com um chip W1.
Nós não recomendamos atualizar cada pequena coisa, no entanto. Mesmo se você tiver um laptop habilitado para Bluetooth 5.0, por exemplo, a atualização para um mouse habilitado para Bluetooth 5.0 provavelmente não será uma grande melhoria. Mas, como o suporte para o Bluetooth 5.0 encontra seu caminho em cada novo dispositivo Bluetooth, os periféricos Bluetooth ficarão melhores e o Bluetooth se tornará mais confiável e eficiente em termos de consumo de energia.



---------------


Cursos para horas complementares
FAQ - Desenvolve Cursos
Curso Online de AutoCAD
Conquiste Vagas - Desenvolve Cursos
Bluetooth 5.0: O que é diferente e por que é importante Bluetooth 5.0: O que é diferente e por que é importante Reviewed by William Nascimento on 13:23:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.