Como montar um PC Gamer


Primeiros passos
O essencial para um PC ter um bom desempenho é o equilíbrio do conjunto, ou seja que todos os itens sejam do mesmo "nível" entre si. Apenas um item não vai fazer milagre. Uma placa de vídeo forte e um processador fraco desequilibra o conjunto, uma fonte fraca com processador e placa de vídeo forte também desequilibra o conjunto, e assim vale para o PC inteiro seja o processador, a placa-mãe, a memória, os HD´s, a placa de vídeo e a fonte.
alt text
O que é preciso para montar um PC GAMER?
Antes é preciso esclarecer que o mercado de hardware é muito dinâmico devido às constantes atualizações de produtos oferecidos devido a evolução da tecnologia. Logo um produto sempre terá uma vida útil definida pela sua qualidade e capacidade de se adequar ao seu propósito. Por isso o investimento em um PC gamer deve ser sempre analisado e discutido. E mais do que isso ao se decidir por um PC gamer a informação é a principal ferramenta que vc terá para fazer a melhor escolha dentro do seu orçamento.
PLACA DE VIDEO
alt text
Como o foco são os jogos, deve se dar atenção especial a placa de vídeo. No entanto não é somente comprar uma placa de vídeo qualquer e espetar na placa mãe. A placa de vídeo depende do pc todo para dar seu potencial. Por isso uma configuração deve ser equilibrada.
O que é o importante na hora e escolher uma placa de vídeo?
  • DDR5
Existem muitas características e diferenças entre as placas de vídeo, mas o principal é que seja DDR5, pois são as que tem melhor compatibilidade com as tecnologias atuais e suporte ao directx11/directx 12 que está presente nos jogos mais pesados, Placas de vídeo ddr3 devem ser evitadas, pois são antigas, consomem mais energia e tem menos potencia, mesmo se vc ver uma placa de vídeo ddr3 de 4gb e uma ddr5 de 2gb, saiba que essa ultima é melhor.
  • VRAM
Hoje mais do que nunca os jogos estão famintos por memoria de vídeo, ou VRAM, por isso sempre que for comprar sua placa de vídeo tente pegar a que tiver mais memória possível dentro do seu orçamento. Placas com 2 ou 3 gb hoje já são requisito MINIMO para rodar um game, por isso busque uma placa ddr5 acima de 4gb de memória se possível. Com certeza ela irá durar mais tempo.
  • REFRIGERAÇÃO
Outra característica é escolher a que tiver melhor refrigeração, por isso evite as que tem apenas um cooler (ventoinha), pois estas aquecem muito. Por exemplo, na imagem abaixo a placa de vídeo da direita (com três fans) tem melhor sistema de refrigeração que a placa de vídeo da esquerda (com blower). Isso reflete diretamente na temperatura da placa dando a ela melhor desempenho e maior vida útil
alt text
Atualmente estamos no meio da geraçãoa atual de placas de video tanto da Nvidia série 1000 como a nova série da AMD RX500 que prometem desempenho espetacular e consumo baixo. Aliados a isso teremos placas com muita memória de vídeo para dar conta dos games mais pesados, não estamos mais falando de placas com 1 2 ou 3 gb de vRAM e sim 4, 6 e até 8 gb de vRAM! Também especula se muito sobre os novos tipos de memória que pode ser a ddr5x ou Hbm que são a evolução da atual ddr5. Porém devido a situação econômica do país e ao atual estado do dólar toda esta tecnologia custará caro :(
NVIDIA
Então vamos olhar com atenção o que temos disponível no mercado que é a série Gtx1000 que tem apresentado modelos voltados para o que há de mais revolucionário no mundo dos games. E vale muito a pena olhar para a GTX 1050/1050TI GTX 1060 GTX 1070 GTX 1080 e GTX 1080TI
Neste cenário temos a placa de entrada GTX 1050 2gb que se mostra ideal pra jogos online, e-sports e jogos leves, ela é capaz de rodar no low satisfatoriamente todos os jogos atuais, desde que a sua memoria VRAM de 2gb esteja dentro dos requisitos dos jogos. A gtx 1050 é encontrada na faixa de 500 reais e até este valor compensa a sua aquisição, acima disso temos opções melhores. Em seguida temos a GTX 1050TI que é oferecida com versão de 4gb e tem desempenho mediano, rodando games entre médio e alto, e devido a sua faixa de preço de 750 reais, seu custo beneficio é nulo pois temos placas mais fortes que serão detalhadas abaixo. Subindo o nivel temos a GTX 1060, que tem versões de 3 e 6 gb, a versão de 3 gb alem de ter menos VRAM sofre por ser capada e oferecer menos recurso que sua versão de 6gb, e pelo preço atual de 950 reais a versão de 3 g não é uma boa opção, seu desempenho é mediano e dificilmente roda games no ultra em fullHD devido a sua VRM de somente 3gb. Já a versão de 6gb é recomendada pois roda com facilidade em fullHD e na faixa de 1200 é uma boa opção. Acima temos a GTX 1070 8gb que roda tranquilamente os jogos em fullHD e em resoluções maiores como 2k. E temos a GTX 1080 8gb que é uma melhor opção para o 4k, rodando tranquilamente os games nesta resolução. E temos a GTX 1080TI que é a grande recomendação para rodar os jogos em 4k suavemente e altas taxas de fps.
As novas placas Gtx 1060, 1070 e 1080 tem se mostrado monstruosas no desempenho e também no preço :) então cautela e pesquisa são essenciais antes da compra. Assim como a série RX 550/560/460, 570/470 e 580/480 são o grande trunfo da AMD para bater de frente com a Intel. Ou seja esse ano teremos duelo de gigantes.
AMD
Pelo lado da AMD temos a série RX 500 (550, 560 , 570 e 580) e todas tem se mostrado excelentes opções devido ao preço e desempenho. Começando pela RX 550 2 gb que indicada para mobas e e-sports consegue ótimo desempenho e disputa acirrada com a GTX 1050 e pelo valor médio de 500 reais é uma boa opção. A sua irmã de 4gb que está na faixa de 600 reais é uma boa opção para todos os tipos de jogos com gráficos no médio assim como a RX 560 4GB. Acima temos a RX 570, esta placa é o grande custo beneficio da atualidade, sua versão de 4 gb roda com tranquilidade todos os jogos no alto em fullHD e até no ultra, e seu preço médio de 800 reais a torna imbatível em desempenho, por isso a GTX 1050TI hoje não tem mercado, por ser muito inferior a RX 570 4gb e custando quase o mesmo preço. A versão de 8gb da RX 570 é uma ótima opção também tendo desempenho próximo a sua irmã maior a RX 580. Falando nela a RX 580 oferecida nas versões 4 e 8 gb é um oponente de respeito para duelar com a GTX 1060 6gb, e tem se mostrada muito forte, sua aquisição é recomendada ainda mais por estar na faixa de 1300 reais.
Antes de escolher uma placa de vídeo tenha em mente o que pretende com ela, se quer rodar jogos causais, médios ou jogos pesados. Saiba que a resolução do monitor influencia no desempenho também, monitores fullHD (1920 x 1080) exigem placas de vídeo mais potentes para manter boa qualidade gráfica nesta resolução.
Melhores marcas: Placas de vídeo: MSI, ASUS, Gigabyte, Saphire, Powercooler, PNY, Zotac, XFX.

  • PROCESSADORES
alt text
processador deve ser capaz de tirar "todo o potencial" da placa de vídeo, quando o processador é muito inferior e não consegue processar todo o poder da placa de vídeo temos as travadas nos jogos. isso se chama GARGALO . Também pode existir outros tipos de gargalo, mas isso fica para outro tópico.
Os processadores mais atuais da intel são da 7ª geração e assim como os da 6ª geração todos são soquetes 1151. os anteriores são os da 4ª geração que são soquete 1150, os intel de 3º geração assim como os de 2° geração também são soquetes 1155, por isso uma placa mãe Intel 1155 aceita processador intel de 2ª ou 3ª geração. Nota: A placa mãe 1155 com chipset H61 aceita intel 3ª geração mas deve ter a sua bios atualizada, entrando no site do fabricante e fazendo o download da bios.
Os processadores atuais da AMD são da linha RYZEN, todos usam o novo soquete AM4, e embora sejam o grande trunfo pdo ano de 2017 ainda não podemos esquecer da linha fx que utiliza o soquete am3+ porem temos uma incompatibilidade de processadores com tdp de 125w que não devem ser usados em placas mãe com tdp de 95w. Esta plataforma am3+ não é mais recomendada para quem está iniciando um novo kit por isso adquirir um kit amd com fx e placa mãe am3+ não é muito recomendado a esta altura.
Outro ponto importante sobre processadores é o resfriamento dele. Devo usar watercooler? Aircooler? Geralmente os coolers que vem com o processador (cooler box) dão conta do recado. Porém se vc pretende fazer overclock, a utilização de um watercooler pode ser necessário. Geralmente os cpus intel tem melhor resfriamento que os da Amd isso Pq o Cooler box dos Fx não são muito eficiente e incomoda pelo barulho. Eu sempre recomendo o uso de AIR cooler pois são mais barato que os watercooler e são muito eficiente exceto em caso de over extremamente forte. Para quem busca montar PC gamer barato, uma sugestão é usar o AIR cooler pois o preço é mais baixo que os watercooler.
Antes de fazer over clock lembre que tanto o processador quanto a placa mãe devem ser compatíveis além da fonte que deverá ter capacidade de alimentar esta energia extra causada pelo over.

  • FONTE
alt text
fonte deve ter energia suficiente para não prejudicar o seu equipamento, as fontes indicadas são as que tem PFC ATIVO e selo 80plus este selo garante que a fonte entregue sempre acima de 80 % de energia de sua capacidade.
Consulte Aqui como saber quanta energia seu pc vai precisar, pois fonte com potencia acima do necessário não significa melhor desempenho e sim maior consumo (desperdício) de energia.
Geralmente fontes com chave de seletor de voltagem já fica claro que não tem pfc ativo, logo, devem ser evitadas.
NÃO USE ESTABILIZADOR! Estabilizadores não devem ser usados em fontes com pfc ativo e selo 80 plus, pois a fonte já faz a correção da tensão e da oscilação da energia necessária. Use um bom filtro de linha (não confundir com régua) para se prevenir ou ligue sua fonte direto na tomada, mas ESTABILIZADOR, só para peso de papel.
Melhores marcas: Fonte: Corsair, Xfx, OCZ, Evga

  • PLACA MAE
alt text
placa-mãe deve ser totalmente compatível com o processador, para que o mesmo possa ser usado em sua plenitude. A compatibilidade da placa mãe se verifica pela seu SOQUETE , no caso da intel basta que sejam do mesmo soquete para que sejam compatíveis (1151, 1150, 2011...), no caso da amd alem do soquete (am3, am3+) o TDP deve ser verificado pois placas com tdp menor que o tdp do processador limitam o seu desempenho.
Alem do soquete existe o chipset que identifica a placa-mãe, um mesmo soquete (intel 1151) pode ter vários chipsets (H110, B250, H270, Z270), isso influencia basicamente na oferta de componentes de melhor tecnologia e recursos oferecidos pela placa mãe. Também temos os formatos ATX e M-ATX, que basicamente se referente ao tamanho físico da placa mãe, opte sempre que possível pelo formato ATX para um melhor escalonamento do hardware dentro do PC, mas se não for possível as placas Micro ATX também oferecem qualidade e desempenho.
Melhores marcas: Placa mãe: Gigabyte, MSI, Asus, Asrock,

  • MEMÓRIA
alt text
memoria também é fundamental porem na medida certa, muita memoria (16,24 ou 32gb de ram) não melhora o rendimento do seu pc, porem acelera o carregamento dos jogos e programas, hoje o padrão é ddr4 então basta que sua memoria e placa-mãe tenham essa mesma característica (suporte a memoria ddr4) para ser compatível. Atente-se para não colocar memorias com frequência maior que o aceitável pela placa mae, embora isso não vá trazer problemas para seu pc, porem uma memoria de 1600 Mhz numa placa mãe que só aceita até 1333mhz vai fazer com que a memoria opee em 1333mhz. As frequências mais comuns para a plataforma ddr3 são 1333Mhz e 1600Mhz. Se optar pela sexta geração da Intel 1151 a memória será a ddr4 e a pariti de 2133 Mhz torna-se recomendavel
Melhores marcas: Memória: Corsair , Kingstom,

  • GABINETES
alt text
Ter um bom gabinete é importante para manter a integridade e o perfeito funcionamento dos componentes, um gabinete bem refrigerado garante o controle da temperatura interna do seu pc, reduzindo o desgaste e a chance de superaquecimento. Vou citar algumas marcas de gabinete, mas esta escolha é algo mais pelo gosto do usuário pois o toque estético do gabinete é algo que influencia muito na escolha. De modo geral opte sempre por gabinete com varias opções para a instalação de fans, tente respeitar a posição dos fans conforme a imagem acima (Fans frontais e laterais jogam o ar frio para dentro e os fans traseiros e em cima tiram o ar quente do gabinete) e que a fonte seja instalada na parte inferior do gabinete. Fique atento também que existem diferentes tamanhos de gabinete: MINITOWER (pequeno), MIDTOWER (Médio e o mais recomendado) e FULLTOWER (Grande, recomendado para que vai utilizar varias vgas e watercoolers) Melhores marcas: Gabinete: CORSAIR, NXZT, COOLERMASTER, THERMALTAKE
NOTAS
A principal compatibilidade deve ser entre placa mãe e processador(mesmo soquete). Com relação as placas de vídeo, hoje a maioria é PCI express x16 3.0, ou seja basta que a placa mãe tenha um slot pci-express x16 3.0 para que seja compatível com a placa de vídeo, placas mãe com pci 2.0 também aceitam sem restrições placas de vídeo 3.0. Como todas as placa-mães tem ou pci 3.0 ou pci 2.0 então todas as placas mães e placas de vídeo atuais são compatíveis entre si.
Antes de comprar uma placa de vídeo verifique se o seu processador não vai gargalar a placa, e, principalmente verifique se a sua fonte entrega a energia necessária para alimentar a placa de vídeo
IMPORTANTE Nos exemplos de configuração abaixo você pode trocar itens da configuração intel pela configuração amd sem problema, esses itens são: memoria, fonte e placa de vídeo. Ex: placa de vídeo nvidia funciona normalmente com processador amd e placa de vídeo amd funciona normalmente com processador intel, e vice-versa. O que você não pode fazer é colocar processador intel em placa mãe amd e vice versa



---------------


Cursos para horas complementares
FAQ - Desenvolve Cursos
Curso Online de AutoCAD
Conquiste Vagas - Desenvolve Cursos
Como montar um PC Gamer Como montar um PC Gamer Reviewed by William Nascimento on 11:46:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.