DeepMap – Robert Bosch Venture Capital investe em empresa de mapeamento para veículos autônomos


A Robert Bosch Venture Capital GmbH (RBVC), empresa de capital de risco do Grupo Bosch, concluiu um investimento na DeepMap Inc, uma companhia de softwares norte-americana com sede em Palo Alto, na Califórnia, focada na solução de desafios de mapeamento e localização para veículos autônomos. “Os mapas projetados para serem lidos exclusivamente por máquinas são uma tecnologia essencial para a direção autônoma segura. O DeepMap preenche um vácuo no mercado, além disso, a abordagem de mapeamento da empresa – que aproveita o software embarcado no veículo – é muito atrativa e relevante para a condução totalmente autônoma, tanto para a Bosch, como também para toda a indústria automotiva”, afirma o diretor geral da RBVC, Dr. Ingo Ramesohl. “O DeepMap baseia-se no crescente portfólio de tecnologias da RBVC que envolvem a linha de veículos autônomos junto a startups, como a AImotive e a Tetravue”, explica.

Mapas HD dinâmicos em tempo real
O DeepMap adota uma nova abordagem na indústria de mapeamento e permite que diferentes empresas criem mapas personalizados em HD – high definition, ou alta definição, em português –, contendo diversas características e estruturas de dados. O DeepMap também fornece um software embarcado no veículo que engloba localização, detecção de mudanças, atualização de dados, planejamento de rotas, armazenamento em caches de mapas HD e coleta de dados. Estes recursos permitem que a tecnologia supere um dos maiores desafios do setor ao fornecerem mapas em HD constantemente atualizados. Dessa forma, a empresa não provê um banco de dados de mapas estáticos, mas sim uma camada de software completa na nuvem e incorporada ao veículo. O DeepMap também está em busca de um novo modelo de propriedade de dados, no qual o cliente final possui os dados subjacentes. Essa estratégia permite realizar uma abordagem mais escalável e de baixo custo para a criação de mapas em HD. Além disso, ao invés de a empresa possuir e operar frotas de pesquisa caras, os dados poderão ser coletados dos veículos autônomos que já estiverem em campo.

Mapas em alta definição para veículos autônomos
Os mapas em HD são reconstruções volumétricas completas e precisas de um ambiente 3D, que fornecem um conjunto abrangente de “pré-informações” para veículos autônomos. Eles contêm camadas de informações semânticas como conectividade de faixa de rodagem, áreas dirigíveis, faixa de pedestres, placas de sinalização, semáforos, restrições de tráfego e outras informações específicas para cada cliente final. Os mapas em HD têm alto índice de precisão, chegando a um nível centimétrico – isso ocorre porque os veículos autônomos requerem instruções muito precisas sobre como devem se movimentar no mundo real. A principal proposta de valor é que, quanto mais preciso for o mapa em HD, mais simples o software de condução poderá ser, ao mesmo tempo em que obterá o maior desempenho. “O desenvolvimento dos carros autônomos é um desafio tanto tecnológico como também de produto. Eles precisam ser seguros, acessíveis e escaláveis. Na era da autonomia, um mapa não é mais “apenas um mapa”, é parte integrante do cérebro do veículo”, afirma James Wu, CEO e co-fundador do DeepMap.




---------------


Cursos para horas complementares
FAQ - Desenvolve Cursos
Curso Online de AutoCAD
Conquiste Vagas - Desenvolve Cursos
DeepMap – Robert Bosch Venture Capital investe em empresa de mapeamento para veículos autônomos DeepMap – Robert Bosch Venture Capital investe em empresa de mapeamento para veículos autônomos Reviewed by Anderson Nascimento on 22:30:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.