Seis dos 13 candidatos vão às ruas pedir voto no primeiro dia de campanha

Seis dos 13 candidatos à Presidência da República nas eleições 2018 colocaram os pés nas ruas no primeiro dia oficial de campanha eleitoral. A maioria dos postulantes ao Planalto escolheu divulgar jingles, vídeos e materiais por meio das redes sociais nesta quinta-feira, 16. Para analistas ouvidos pelo Estado, a "invisibilidade" dos presidenciáveis no mundo real marca o atual processo eleitoral.


Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Guilherme Boulos (PSOL), Vera Lúcia (PSTU) e João Goulart Filho (PPL) foram os únicos que fizeram agenda pública, longe de ambientes controlados. Para o cientista político Humberto Dantas, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a "timidez" desse início de campanha se deve a dois fatores: falta de dinheiro e medo de exposição negativa.


"Mobilizar é caro. Carro, bandeira, balão e camiseta custam muito dinheiro. As campanhas estão sem recursos para bancar ações grandiosas". Dantas também pondera que os candidatos estão receosos em chamar atos públicos. "Esses atos acabam evidenciando um esvaziamento das próprias campanhas. Os políticos não querem deixar isso escancarado."

Para o analista, os candidatos estão focando na participação de sabatinas - em ambientes controlados. "Tem uma armadilha aí. Quem vai a esse tipo de sabatina são sempre as mesmas pessoas. Os mesmos empresários, os mesmos representantes do terceiro setor, blogueiros e jornalistas. Essas sabatinas não resultam em votos", completou.

O também cientista político Malcom Camargo, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), afirma que essa será a eleição da "invisibilidade". "A invisibilidade está sendo gerada pelas próprias regras que restringem o espaço de comunicação dessas campanhas com a sociedade. As campanhas permanecerão distantes das ruas e invisíveis durante todo o processo."


---------------


Cursos para horas complementares
FAQ - Desenvolve Cursos
Curso Online de AutoCAD
Conquiste Vagas - Desenvolve Cursos
Seis dos 13 candidatos vão às ruas pedir voto no primeiro dia de campanha Seis dos 13 candidatos vão às ruas pedir voto no primeiro dia de campanha Reviewed by Anderson Nascimento on 17:00:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.