O que é Huia


Casal de huia (macho à frente da fêmea). Pintura de J. G. Keulemans em A History of the Birds of New Zealand (1888) de W. L. Buller
Huia (nome científicoHeteralocha acutirostris) é uma espécie extinta de avepasseriforme que era endêmica da ilha Norte da Nova Zelândia. O último registro confirmado de uma huia foi feito em 1907, embora haja relatos críveis de avistamentos do pássaro no início da década de 1960. Sua extinção teve duas causas principais. A primeira foi a caça excessiva, tanto para obtenção de peles por colecionadores, como para retirada de penas da cauda que serviam de enfeite de chapéu. A segunda principal causa foi o desmatamento generalizado das terras baixas da Ilha Norte por colonos europeus para pastagens e agricultura. A maioria dessas florestas eram virgens, ecologicamente complexas, e as huias eram incapazes de sobreviver em florestas secundárias.
Era uma ave de plumagem azul escura metálica, com uma iridescência esverdeada na superfície superior, especialmente na cabeça. As penas da cauda tinham uma larga faixa branca nas pontas. Foi notável por ter o dimorfismo sexual mais pronunciado em relação ao formato do bicodo que qualquer outra espécie de ave no mundo. O bico da fêmea era comprido, fino e arqueado para baixo, enquanto o do macho era curto e robusto, como o de um corvo. Os machos tinham 45 centímetros de comprimento, enquanto que as fêmeas eram um pouco maiores. Ambos possuíam uma distintiva carúncula arredondada e de cor laranja-brilhante nas bases laterais do bico.



---------------


Cursos para horas complementares
Curso Online de Auxiliar Administrativo
Conquiste Vagas - Desenvolve Cursos
--
Como ficar rico?
O que é Huia O que é Huia Reviewed by William Nascimento on 09:24:00 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.