Como escrever bem e fazer ótimas redações


Você quer escrever bem?

[CURSO DE REDAÇÃO - ENEM, CONCURSO PÚBLICO, VESTIBULAR E HORAS COMPLEMENTARES]

A maneira mais fácil de escrever bem é editar sua escrita.

A melhor pessoa para editar um manuscrito, artigo ou blog é a autora.

Claro, os escritores podem - e devem, quando necessário - contratar um editor profissional para corrigir um manuscrito antes que ele seja enviado para um agente ou designer de livros para autopublicação. Mas a escritora conhece seu material melhor que qualquer outra pessoa, então ela é a melhor pessoa para o trabalho.

Aprender a auto-editar é uma lição de consciência. É tudo sobre como entender os erros comuns que os escritores cometem e como corrigir esses erros.

Você quer saber como escrever bem, mas talvez não queira passar horas estudando livros de gramática. Por outro lado, você não iria querer perder tempo lutando com sentenças que seriam fáceis de consertar se você conhecesse as regras.

Por isso, pode valer a pena aprender algumas regras básicas, mesmo que seja só para ter mais tempo para passar com sua família, ou seja o que for que você preferiria estar fazendo.

Aqui estão dez dicas fáceis para você começar.

[CURSO DE REDAÇÃO - ENEM, CONCURSO PÚBLICO, VESTIBULAR E HORAS COMPLEMENTARES]

# 1. Dê um descanso.
Deixe sua escrita sozinha por um tempo - uma hora, um dia, uma semana. Pegue de novo quando seu cérebro estiver descansado.

Preste atenção ao que salta para você como desajeitado. Confie nesse sentimento. Está quase sempre certo.

# 2. Leia em voz alta o que você escreveu.
Ou peça para o seu computador ler para você usando um programa de software. Você vai pegar frases desajeitadas, palavras ausentes e repetitivas e erros ortográficos.

# 3. Pesquise e destrua palavras de doninha.
Palavras de doninha são as palavras que você usa por hábito. Muitas vezes, são advérbios irritantes como muito  e justos . Ou frases como começou a  ou começou a .

Faça uma lista dos infratores mais comuns. Em seguida, procure por essas palavras e veja se você pode tirá-las sem alterar o significado pretendido.

[CURSO DE REDAÇÃO - ENEM, CONCURSO PÚBLICO, VESTIBULAR E HORAS COMPLEMENTARES]

# 4. Apare frases.
Dê uma olhada em cada frase e veja quantas palavras você pode cortar.

Muitas vezes, uma frase de três ou mais palavras pode ser reescrita com apenas uma. Menos é mais - e quase sempre melhor.

# 5. Você precisa de vírgulas.
Verifique se você colocou vírgulas antes do endereço direto na caixa de diálogo. Há uma grande diferença entre "Vamos comer papai" e "Vamos comer papai".

As tags dos palestrantes sempre usam vírgulas: John disse: "Eu odeio gramática". Não seja enganado em pensar que pequenas pontuações de pontuação não importam. Eles fazem.

Você não quer personagens comendo outros personagens sem querer, certo? A menos que você esteja escrevendo sobre zumbis.

# 6. Não exagere na pontuação.
Às vezes, os escritores usam pontuação excessiva. Evite usar muitos pontos de exclamação ou emparelhá-los com pontos de interrogação para dizer ao leitor que algo é importante.

Deixe que o contexto e a escolha de palavras comuniquem a importância de uma sentença específica.

# 7. Preste atenção às conjugações verbais.
Se você escreve “Eu menti no sofá depois que o homem me drogou pelo chão”, seu leitor pode pensar que você está escrevendo um estranho romance de espionagem.

Você provavelmente quer dizer: "Deitei no sofá depois que o homem me arrastou pelo chão".

Os verbos mais mutilados são lay , afundar , arrastar , nadar e brilhar . Cuidado com eles!

# 8. Vala tags estranhas ao escrever o diálogo.
Se o leitor sabe quem está falando, você não precisa dizer mais e mais - especialmente em uma cena com apenas dois caracteres.

Verbos floridos, como interrogados , extrapolados , exclamados e interpostos , destacam-se. Em vez disso, use o dito  e perguntou , com uma resposta ocasional  ou respondida .

# 9. Evite a construção passiva.
Quando as frases começam com “era” e “havia”, os leitores ficam se perguntando exatamente o que “isso” é. Essas palavras são vagas.

"Estava quente hoje" pode ser facilmente substituído por "o sol assou seus ombros", que pinta um quadro mais claro. Pense: substantivos e verbos fortes.

[CURSO DE REDAÇÃO - ENEM, CONCURSO PÚBLICO, VESTIBULAR E HORAS COMPLEMENTARES]

# 10. Verifique esses tempos.
Com muita frequência, os escritores mudam para o pretérito ao escrever o tempo presente, ou vice-versa.

Ainda mais comum é o uso da forma errada do tempo passado. "Eu estava dormindo mal por uma semana" deve ser reescrito como "Eu estava dormindo mal por uma semana." Se a ação foi contínua por um tempo no passado, você precisa do "tinha sido".

A auto-edição não precisa ser dura ou dolorosa. Quanto mais você se aplicar ao aprendizado das "regras", mais fácil será escrever bem.

Boa escrita tem mais a ver com boa auto-edição do que qualquer outra coisa. Tenha orgulho de sua escrita aprendendo maneiras de melhorar sua técnica de auto-edição.



--------------






---------------



Cursos para horas complementares


Curso Online de BIM
Cursos para engenheiros e arquitetos
Tecnologia do Blogger.