Como a Matterport ajuda a otimizar a modelagem BIM no Revit


Aryn Bergman, engenheiro-chefe e fundador da TL Circle, é frequentemente confrontado com projetos complexos de engenharia que exigem dias de laboriosa e demorada modelagem BIM no Revit, geralmente a partir de medições, anotações e fotografias desenhadas à mão. Um projeto que ele concluiu recentemente envolveu uma sala complicada de um prédio de apartamentos de alto padrão em que o aquecedor doméstico de água precisava ser reformado.
(Esta história é trazida a você pela Matterport)
A medição manual da sala da caldeira - de parede a tubo, de tubo a tubo, do chão ao teto, de chão a tubo, etc. - levaria de 4 a 5 horas para um empreiteiro realizar e de 4 a 5 dias para um engenheiro modelar em Revit, bem como potenciais visitas de acompanhamento adicionais.
Bergman também sabia que a varredura a laser tradicional (por exemplo, com um sistema Leica) em um espaço tão complicado e apertado exigiria um grande número de posições de varredura. A varredura a laser também levaria mais tempo do que as medições manuais, além do tempo necessário para registrar as nuvens de pontos e ainda exigir a modelagem manual. Finalmente, a aquisição de um scanner a laser adicionaria uma despesa significativa e desnecessária ao seu orçamento.
Então ele começou a procurar por novas ferramentas que tornassem a modelagem da sala de MEP mais eficiente, sem acrescentar tempo ou custo adicional ao orçamento.
Consideracoes chave:
  • Medições manuais para modelagem como builts representam uma despesa de tempo significativa por projeto
  • Nova ferramenta necessária para simplificar e agilizar o processo de modelagem
  • Nova ferramenta necessária para sincronizar com o fluxo de trabalho atual do Revit / ReCap

A solução

Varredura Matterport 60% mais rápida que a medição manual, nuvens de nuvens aceleram a modelagem Revit em 40%
Com a câmera 3D Matterport Pro, Bergman conseguiu capturar uma nuvem de ponto registrada de média densidade (200 MB) da sala MEP em menos de uma hora. Como ele queria checar a precisão da nuvem de pontos, ele ainda teve tempo de medir manualmente a sala do MEP, o que levou aproximadamente 2-3 horas para ser realizada. Uma vez que ele tinha a nuvem de pontos, ele foi capaz de fazer o upload e indexá-lo no ReCap para visualizar o modelo 3D. Ele fez isso para manter a colorização das nuvens de pontos, já que a importação de nuvens de pontos Matterport diretamente para o Revit pode remover a colorização dos pontos.
A partir daí, Bergman salvou o arquivo ReCap e importou-o diretamente para o Revit para modelar no topo da estrutura 3D. Quando ele comparou os dados da nuvem de pontos a suas medições feitas à mão, descobriu que eram precisos até o centímetro. Com projetos semelhantes, a modelagem no Revit com medições manuais levaria de 4 a 5 dias para traçar o que foi construído. Com a nuvem de pontos, ele levou 2. Devido à precisão da nuvem de pontos, a medição no futuro será minimizada, reduzindo seu tempo gasto medindo em 60%. E como a nuvem de pontos é fornecida pela Matterport como uma nuvem de pontos única e totalmente registrada, não há tempo gasto registrando manualmente os dados para obter uma nuvem de pontos final.
O tempo de modelagem no Revit foi reduzido em 40%, o que também foi acelerado pelo seu acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a referências visuais perfeitas e imersivas ao local de trabalho. Este material de referência está imediatamente à mão sem ter que gerenciar nenhum arquivo de imagem. E modelar com uma nuvem de pontos precisa e visuais é a chave para modelar a eficiência.
Bergman frequentemente volta ao local de trabalho para confirmar visualmente que o modelo do Revit é compatível com a realidade. Com o Matterport 3D Showcase, ele não precisa mais voltar ao site para confirmar que as condições existentes foram modeladas corretamente, removendo o máximo de um dia de viagem de sua programação.
A Matterport ajuda a cortar o campo para terminar o tempo pela metade com sua nova ferramenta para aperfeiçoar o processo de modelagem BIM.
A Matterport ajuda a cortar o campo para terminar o tempo pela metade com sua nova ferramenta para aperfeiçoar o processo de modelagem BIM.

Fluxo de trabalho Matterport para BIM

  • Digitalize o espaço usando a câmera 3D Matterport Pro (30-60min / room)
  • Faça o download da nuvem de pontos Matterport pré-registrada (200 MB)
  • Importar a nuvem de pontos para o ReCap (para reter a colorização)
  • Importar arquivo ReCap para o Revit
  • Rastreie a nuvem de pontos 3D para criar o modelo BIM

 

Os resultados

Campo a acabamento em 50% do tempo permite que a TL Circle ofereça preços competitivos de 30% a 40% abaixo da taxa anterior
O preço típico para construir um modelo BIM de um projeto de caldeira MEP como este seria de aproximadamente US $ 10k, mas com o processo de modelagem otimizado, o preço cai para US $ 5K-6K.Bergman estima que o campo para o término do prazo dos projetos seja cortado pela metade quando comparado aos projetos feitos com sistema manual ou a laser. Ao agilizar o processo, Bergman é capaz de oferecer preços mais competitivos, o que o abriu para novos mercados, bem como aumentar os salários de seus funcionários.
Outros projetos concluídos sem o sistema Matterport tiveram aproximadamente 70% mais inconsistências com os seus como builts. Com o Matterport, esse número foi reduzido para quase 0.

“O Matterport ajudou a cortar meu campo para terminar o tempo pela metade. Estou animado para alavancar essa nova ferramenta para melhorar o processo de modelagem BIM. ”

Aryn Bergman, proprietário do TL Circle


Webinar sob demanda

Captura de realidade rápida e acessível para o ambiente construído
Os profissionais de AEC da Gilbane, Hensel Phelps, Mortenson e outros estão usando a plataforma Pro2 3D Camera e Cloud da Matterport para agilizar os fluxos de trabalho, minimizar os custos de mão-de-obra, reduzir as visitas ao local e mitigar os riscos. Inscreva-se no nosso webinar ao vivo para saber como você pode usar a solução de captura de realidade 3D da Matterport para tornar seus projetos mais eficientes e econômicos.


--------------






---------------



Cursos para horas complementares


Curso Online de BIM
Cursos para engenheiros e arquitetos
Tecnologia do Blogger.