Como se tornar um Analista Financeiro - GUIA DEFINITIVO




O setor de serviços financeiros é um campo amplo com muitas oportunidades de carreira. Se você é um profissional ou financeiro, ou apenas interessado em explorar este campo, você pode estar pensando em se tornar um analista financeiro. O que é um analista financeiro? É alguém que realiza análises financeiras e faz recomendações comerciais com base nessas análises. Embora os analistas normalmente trabalhem para bancos ou seguradoras, esse papel pode ser encontrado em quase todos os setores, por isso é uma ótima maneira de combinar um conjunto de habilidades impulsionadas por números com algumas de suas outras paixões.

Aqui estão os passos que você precisa seguir para se tornar um analista financeiro.

1. Conheça os diferentes tipos de posições de analista financeiro
Suas atividades diárias como analista variarão muito, dependendo do setor em que você escolher para trabalhar. Por exemplo, analistas que trabalham com serviços bancários de investimento estarão revisando demonstrações financeiras e criando modelos financeiros, enquanto analistas que trabalham para uma companhia de seguros podem mais focado na criação e análise de orçamentos. Ao saber em qual indústria você quer trabalhar, você poderá ter uma ideia melhor de como será a posição e os desafios e benefícios exclusivos associados a esse tipo específico de função.

Dica profissional: mesmo em um setor específico, existem diferentes tipos de funções de analista. Por exemplo, se você estiver trabalhando como analista em serviços bancários de investimento , pode trabalhar para uma empresa de buy-side (onde fará pesquisas sobre ações de propriedade da empresa) ou para uma empresa de sell-side (onde você estará avaliando títulos para um determinado setor). A fim de encontrar um papel que você se encaixa, é importante conhecer não só as especificidades da indústria, mas também as da empresa em que você estará trabalhando, por isso certifique-se de fazer alguma pesquisa extra em qualquer empresa que você está se candidatando.

2. Faça aulas relevantes e leia o máximo que puder sobre o setor de serviços financeiros
Construir seu conhecimento do setor de serviços financeiros não é necessariamente difícil, mas levará algum tempo. Se você é formado em negócios, finanças ou contabilidade, provavelmente já terá aulas que serão diretamente relevantes para esse setor, mas é importante complementar esse conhecimento com leituras adicionais em sites como DealBook e Investopedia . Isso é especialmente importante se você não estiver se formando em uma disciplina relacionada, já que ela proporcionará uma boa visão geral do setor e o ajudará a decidir se é algo que você deseja seguir.

Dica Pro: Se você não é um profissional ou financeiro, não se preocupe. Você ainda pode construir sua base de conhecimento fazendo algumas aulas de contabilidade ou economia para complementar sua educação. Esta é uma ótima maneira de aprender mais sobre o campo enquanto ainda se concentra principalmente em classes relacionadas ao seu curso.

CURSO ONLINE DE ANALISTA FINANCEIRO - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE TORNAR UM ÓTIMO ANALISTA DE FINANÇAS

3. Desenvolva suas habilidades fazendo um estágio
Fazer um estágio é importante por várias razões, como construir habilidades relevantes e ganhar experiência profissional. É também uma ótima maneira de aprender mais sobre um determinado setor e ter uma noção de se você deseja continuar trabalhando nesse setor após a formatura. Como os papéis dos analistas variam de acordo com o campo em que você escolhe trabalhar, ter experiência prática em um papel específico ajudará você a escolher um setor certo para você.

4. Construa sua rede profissional
Ter uma forte rede profissional é importante em qualquer campo, mas é especialmente importante na indústria de serviços financeiros, que depende muito de redes em todo o processo de recrutamento. Para construir uma rede sólida que irá atendê-lo bem ao longo de sua carreira, é importante participar de eventos de networking, ficar em contato com os gerentes de seus estágios e desenvolver laços fortes com colegas de sua classe interna.

Dica profissional: Outra ótima maneira de construir sua rede profissional é entrando em contato com ex-alunos trabalhando em seu campo e organizando uma entrevista informativa. A maioria dos ex-alunos está muito contente em reservar um tempo para realizar essas reuniões com alunos e recém-formados de suas escolas e, como bônus adicional, é provável que você descubra novas oportunidades de emprego.

Ser um analista financeiro pode ser tão maravilhoso quanto desafiador, dando a você a oportunidade de aprender muito rapidamente e obter uma visão geral de como os negócios funcionam. A melhor maneira de descobrir se ser um analista é certo para você é fazendo um estágio e testando o papel em primeira mão. E se você deseja desenvolver algumas habilidades e confiança antes de se inscrever para esse estágio, recomendamos que você mergulhe diretamente nos resultados trimestrais de várias empresas públicas e veja como eles estão se saindo. Melhor ainda? Se você for capaz de fazer isso, recomendamos reservar uma pequena quantia de dinheiro e investir em algumas ações. Isso ajudará você a se molhar no mundo das finanças e também ajudará a falar sobre como investir como um profissional.

CURSO ONLINE DE ANALISTA FINANCEIRO - TUDO O QUE VOCÊ PRECISA PARA SE TORNAR UM ÓTIMO ANALISTA DE FINANÇAS



--------------





---------------



Cursos para horas complementares

Curso Online de BIM
Curso Online de Revit
Como Vender Moda pela Internet
Tecnologia do Blogger.