Ele nos distraiu e nos enganou (de novo)







Sábado, 20 de julho de 2019
Ele nos distraiu e nos enganou (de novo)


Bolsonaro soltou sua metralhadora de mentiras e impropérios durante a semana. O presidente que já mentiu em público mais de 200 vezes desde janeiro resolveu usar mais uma vez a estratégia para desviar a atenção dos filhos: um fritador de frango que sonha virar embaixador, outro enrolado com seu próprio laranjal. A cortina de fumaça serviu muito bem. Enquanto Bolsonaro inventava histórias sobre Miriam Leitão, o Brasil Real Oficial, uma newsletter escrita pelo jornalista Breno Costa, monitorou o estrago que o governo faz no país. Abaixo, alguns tópicos para que vocês repassem adiante. São essas coisas que merecem nossa atenção.
 
  • Uma portaria (assinada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub) tirou das mãos dos reitores da universidades federais o direito de nomeação dos pró-reitores. As nomeações serão feitas agora pela Casa Civil e passarão pela aprovação da Secretaria de Governo. Ou seja: o governo concentra mais poder em Brasília e poderá, eventualmente, nomear pró-reitores para sabotar projetos ou tumultuar gestões. A destruição do conhecimento é, como se sabe, uma das etapas dos regimes autoritários.
     
  • Bolsonaro criou um grupo de apenas três pessoas, todas do governo federal, e deu prazo de somente 30 dias para concluir um "estudo" (use aspas, por favor) para a "simplificação do regime de outorga" da lavra garimpeira. Ou seja: em pouco tempo, deverá ser ainda mais fácil ter autorização para garimpar, sobretudo, ouro e diamante, no país que já sofre uma epidemia de garimpo e que sente a pressão de fundos bilionários ameaçando cortar ajuda à Amazônia pelo evidente compromisso do governo – e de Ricardo "Yale" Salles – com a destruição da floresta.
     
  • As Juntas Comerciais não são mais obrigadas, como eram desde 2014, a comunicar ao COAF quando detectam sérios indícios de crimes registrados em documentos produzidos em suas dependências. O objetivo era ajudar os órgãos de controle a combater a lavagem de dinheiro. Agora, caberá a cada estado criar suas próprias regras. Por enquanto, não há regras. Os corruptos agradecem.
     
  • O governo decidiu levar o Conselho Superior do Cinema para a Casa Civil. O órgão estava no Ministério da Cultura. Isso concentra, mais uma vez, poder no núcleo de Brasília. Além de jogar o órgão no colo de Onyx Lorenzoni, o decreto ainda reduziu de nove para cinco o número de representantes da indústria do audiovisual e da sociedade civil no grupo. O governo também tinha nove cadeiras. Agora, Brasília tem sete. Virou maioria.

Em apenas uma semana, distraindo a opinião pública com mentiras e insanidades, Bolsonaro amassou ainda mais as universidades federais (responsáveis por 90% da pesquisa no país), apontou para mais destruição do meio ambiente por meio de uma farra do garimpo, afrouxou o combate à corrupção e se pôs em guerra com a indústria do audiovisual – que movimenta bilhões. Bolsonaro é um trator em movimento. Cabe prestar menos atenção no ronco do motor e mais nas implacáveis esteiras.

FAÇA PARTE DO TIB →  
Editor Executivo

Proteger e fortalecer a imprensa independente é mais importante do que nunca. Junte-se aos mais de 10.000 apoiadores do Intercept. Contribua hoje.


FAÇA PARTE DO TIB →  


Destaques

As mensagens secretas da Lava Jato
Deltan Dallagnol usou fama da Lava Jato para lucrar com palestras e livros

Leandro Demori, Amanda Audi
Chats privados mostram que procurador debateu com colega a criação de empresa no nome de familiares.
#VazaJato: as provas de que os chats são autênticos agora vêm de diversos veículos de comunicação – são definitivas e esmagadoras
Leandro Demori, Glenn Greenwald
Nenhuma pessoa minimamente racional pode continuar a ver a tática cínica de Moro e Deltan com qualquer credibilidade.
Leia a série com as mensagens secretas da Lava Jato
The Intercept Brasil
Uma enorme coleção de materiais nunca revelados fornece um olhar sem precedentes sobre as operações da força-tarefa anticorrupção que transformou a política brasileira e conquistou a atenção mundial.
Anúncios da época da escravidão mostram por que o Brasil precisa acertar as contas com o passado
Alexandre Andrada
Os registros de jornal do século 19 revelam uma rotina de maus-tratos, humilhações e fugas em massa de escravizados – uma parte da nossa história que a elite tenta apagar.
'Divino amor': filme futurista é uma crítica à hipocrisia do Brasil evangélico de Bolsonaro
Lázaro Thor Borges
Em "Divino amor", vale tudo para preservar a família e impor uma religião única. Qualquer semelhança com o extremismo evangélico que apoia Bolsonaro não é mera coincidência.
Saídas à esquerda
Entrevista: 'A esquerda não deve fugir do tema da corrupção', diz Flavio Dino

Rafael Moro Martins
Em entrevista ao Intercept, o governador do Maranhão e ex-juiz federal defende união da esquerda com o centro e critica Lava Jato.
O casamento entre a extrema direita e o movimento antivacina é um perigo para o mundo
João Filho
Como o terraplanismo e o negacionismo climático, o movimento antivacina tem encontrado guarida na extrema direita mundial.
'Para viver, dependo de remédios do SUS que Bolsonaro cortou'
Renata Vilela
Transplantada conta a angústia de não saber se terá os remédios fornecidos pelo SUS com o descredenciamento de seis laboratórios pelo governo Bolsonaro.
Como gigantes da tecnologia dos EUA estão ajudando a construir a vigilância em massa da China
Ryan Gallagher
ONG liderada por executivos da Google e da IBM está trabalhando com a Semptian, empresa que monitora a atividade na internet de 200 milhões de chineses.

Nosso boletim semanal é enviado aos sábados.
Recebeu este e-mail encaminhado por alguém? Assine! É grátis.
Mudou de ideia e não quer receber nossa newsletter?
Clique aqui para cancelar a inscrição.
Obrigado por nos ler! Que tal nos dizer o que achou?
Nosso e-mail é: newsletter@emails.theintercept.com

Acompanhe o TIB nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube
Curso de Facebook Marketing: www.desenvolvecursos.com/facebook-marketing
Curso de Fotografia: www.desenvolvecursos.com/fotografia
Curso de Marketing: www.desenvolvecursos.com/marketing
Curso de Photoshop: www.desenvolvecursos.com/photoshop
Curso de Preparatório OAB: www.desenvolvecursos.com/oab






This email was sent to william.xn10.teste@blogger.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
First Look Media · Caixa Postal 15.120 · Rua das Marrecas, 48, Centro · Rio de Janeiro, RJ 20031-120 · Brazil

Tecnologia do Blogger.