EUA demonstram otimismo sobre negociações comerciais; China está aberta a acordo parcial


(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou um tom otimista nesta sexta-feira, no segundo dia de negociações comerciais entre EUA e China, enquanto Pequim indicou estar aberta a um acordo “parcial” que evitaria um aumento planejado de tarifas sobre seus produtos neste mês.

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump 11/10/2019 REUTERS/Leah Millis
Os dois lados têm estado presos em conversas intermináveis para resolver uma guerra comercial prolongada que abalou os mercados financeiros, afetou as cadeias de suprimento globais e alimentou os temores de uma recessão global.

As autoridades, incluindo o secretário do Tesouro dos EUA, Steven Mnuchin, e o vice-premiê chinês, Liu He, retomaram as negociações em Washington nesta sexta-feira. Liu vai se encontrar com Trump na Casa Branca mais tarde, de acordo com a programação da Casa Branca.

“Coisas boas estão acontecendo na Reunião de Negociações Comerciais com a China. Sentimento melhor do que no passado recente, mais parecidos com os Velhos Tempos. Vou me encontrar com o vice-premiê hoje. Todos gostariam de ver algo significativo acontecer!”, escreveu Trump no Twitter.

A Bloomberg News, citando pessoas familiarizadas com o assunto, informou que os dois lados chegaram a um acordo parcial que levará a uma trégua na guerra comercial e servirá de base para um acordo mais amplo que Trump e o presidente chinês Xi Jinping podem assinar ainda este ano.

A Casa Branca não confirmou a notícia.

Questionado se os investidores estavam certos em ter esperança, Mnuchin disse a repórteres da Casa Branca “que o mercado de ações está sempre certo”. Ele observou que Trump será informado sobre o resultado das negociações antes de sua reunião agendada com Liu.

A China enviou um convite oficial a Mnuchin, o representante comercial dos EUA Robert Lighthizer e suas equipes para negociações comerciais na China antes da Cúpula de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec, na sigla em inglês) no próximo mês, segundo um tuíte do repórter da CNN.

PUBLICIDADE



Um jornal estatal chinês disse nesta sexta-feira que um acordo comercial “parcial” beneficiaria os dois lados, e que os EUA deveriam aceitar a oferta, refletindo o objetivo da China de esfriar a briga antes que mais tarifas entrem em vigor.

Ambos os lados aplicaram impostos sobre centenas de bilhões de dólares em mercadorias um do outro durante a disputa, e Trump está ameaçando aumentar as taxas sobre cerca de 250 bilhões de dólares em produtos chineses 25% para 30%.

Na quinta-feira, Liu disse que a China está disposta a chegar a um acordo com os Estados Unidos sobre questões importantes para ambos os lados, a fim de evitar que o atrito leve a uma piora da guerra comercial.

Além disso, o jornal oficial China Daily disse em um editorial escrito em inglês nesta sexta-feira: “um acordo parcial é um objetivo mais viável.”

“Não seria apenas um benefício tangível ao romper o impasse, mas também criaria um espaço de respiração muito necessário para que ambos os lados refletissem sobre o cenário geral”, afirmou o jornal.

Trump já afirmou que não ficaria satisfeito com um acordo parcial para resolver seu esforço de dois anos para mudar as práticas comerciais, de propriedade intelectual e de política industrial da China, que ele argumenta que custam milhões de empregos nos EUA.


--------------





---------------




Cursos para horas complementares

Cronograma OAB - CLIQUE AQUI
Curso Online de Revit
Curso Online de Analista Financeiro
Cronograma Exame Suficiência
www.desenvolvecursos.com

Curso de AutoCAD: www.desenvolvecursos.com/autocad
Curso de BIM: www.desenvolvecursos.com/bim
Curso de Revit: www.desenvolvecursos.com/revit
Curso de Excel: www.desenvolvecursos.com/excel
Curso de Administração: www.desenvolvecursos.com/administraccedilatildeo
Curso de Analista Financeiro: www.desenvolvecursos.com/analista-financeiro
Curso de Auxiliar Administrativo: www.desenvolvecursos.com/auxiliar-administrativo
Curso de Departamento Pessoal: www.desenvolvecursos.com/departamento-pessoal
Curso de Direito da Família: www.desenvolvecursos.com/direito
Curso de Empreendedorismo: www.desenvolvecursos.com/empreendedorismo
Curso de eSocial: www.desenvolvecursos.com/esocial
Curso de Facebook Marketing: www.desenvolvecursos.com/facebook-marketing
Curso de Fotografia: www.desenvolvecursos.com/fotografia
Curso de Informática Básica: www.desenvolvecursos.com/informaacutetica-baacutesica
Curso de Marketing: www.desenvolvecursos.com/marketing
Curso de Photoshop: www.desenvolvecursos.com/photoshop
Curso de Preparatório OAB: www.desenvolvecursos.com/oab
Curso de Redação: www.desenvolvecursos.com/redacao
Curso de Redes Sociais: www.desenvolvecursos.com/redes-sociais
Curso de Secretariado: www.desenvolvecursos.com/secretariado
Curso de Técnico em Vendas: www.desenvolvecursos.com/teacutecnico-em-vendas
Curso de Word: www.desenvolvecursos.com/word
Curso de Espanhol: www.desenvolvecursos.com/espanhol
Curso de Inglês: www.desenvolvecursos.com/inglecircs
Cronograma para estudos OAB: www.desenvolvecursos.com/cronograma-oab
Tecnologia do Blogger.