Nada bate o CDI



Nada bate o CDI

Edição: Rafael Brandimarti

  

Rentismo (substantivo masculino): modo de vida de quem vive exclusivamente de rendas, de rendimentos, de uma quantia proveniente de aluguéis, investimentos, recebimentos, etc.
Essa definição dominou o mercado financeiro por décadas. No Brasil, país campeão mundial dos juros, realmente era difícil competir com o retorno sem riscos que a aplicação mais líquida oferecia.
A teoria financeira nos ensina que a taxa livre de risco, no Brasil representada pela Selic (e seu equivalente, o CDI), é a base da qual se precifica o retorno de todos os ativos de risco.
Em outras palavras, os retornos esperados quando investimos em ações, imóveis ou qualquer negócio ligado à economia real devem necessariamente superar os oferecidos nas aplicações de curtíssimo prazo lastreadas em títulos públicos.
Porém, num país que já teve a taxa Selic pagando retornos de 10%, 15%, 27% e até 40% (!!!), o desafio de gerar beta (retorno acima da taxa livre de risco) era extraordinário.


Leitura recomendada

Pela primeira vez na história do Brasil você VAI perder dinheiro com Poupança e Selic.
Não se trata de opinião nem de hipótese:
O JURO NEGATIVO NO BRASIL JÁ É UMA REALIDADE PARA 2020.



Portanto, do ponto de vista estritamente racional, se "nada bate o CDI" deveríamos ter todo o nosso dinheiro em aplicações ligadas ao CDI. Para que ter dor de cabeça e esforço para entender outras modalidades de investimento se, no fim do dia, estaríamos simplesmente optando pela pior relação entre risco e retorno?
Esse Brasil dos juros altos e da renda fácil  está morrendo.
Não estou dizendo que não será mais possível ter renda com nossos investimentos.
Aqui na Empiricus, temos um apreço especial por estratégias que geram renda. Entendemos que o mercado de capitais oferece oportunidades incríveis de fazer o dinheiro trabalhar e gerar renda adicional para as nossas remunerações tradicionais.
A moleza do jurão gordo, sem risco, essa, sim, acabou.
O nosso Matheus Spiess, braço direito do Felipe Miranda, preparou um  estudo completo sobre o impacto da queda da taxa de juros na nossa vida financeira, presente e futura.
Ainda surpreende a falta de informação das pessoas para o que está acontecendo.
A inércia do comportamento do investidor individual brasileiro, devidamente corroborada pelos grandes bancos, mantém adormecida a enorme massa de pessoas que não dão a devida importância ao fenômeno que está ocorrendo.
Esta semana foi pródiga em cortes na previsão para o nível da taxa Selic ao fim deste ano e do próximo.
A mais ousada foi a Itaú Asset Management, que fixou em 3,75% sua estimativa para a Selic ao fim de 2020. Para completar, o próprio economista-chefe da gestora de fundos do Itaú declarou: "Poderemos ter juro real negativo no Brasil".
Isso quer dizer que muito em breve vamos pagar aos bancos para "cuidar" do nosso dinheiro, recebendo menos do que entregamos no início.
Desse modo, recomendo fortemente que você não só assista ao vídeo do Matheus sobre o  fim do rentismo, como também compartilhe com seus amigos e familiares.
Deixo você agora com os outros destaques da semana.
Um abraço e boa leitura,
Caio



Leitura recomendada
O órgão que secretamente apaga a Depressão


Diferentemente do que muitos pesquisadores acreditavam, a origem da Depressão NÃO está no cérebro. Há um outro órgão no seu corpo quimicamente controlando suas emoções, capaz de dar fim à apatia, desânimo e tristeza - saiba aqui qual é o órgão que controla suas emoções.


Leitura recomendada

As 3 últimas Oportunidades de 2019 para Fazer Dinheiro com Ações
Os especialistas João Piccioni e Max Bohm selecionaram as 3 melhores ações para buscar retorno em Bolsa ainda neste último trimestre.

Quem se posicionar rápido vai conseguir pegar o sprint final da Bolsa.

São 3 meses para 3 oportunidades pontuais com ações, e um potencial estimado de valorização de 4,5 vezes o investimento.

A AÇÃO 1 de 3 ACABA DE SER REVELADA AQUI

Leitura recomendada


Hoje você saberá O SEGREDO DA RENDA [acesso imediato]
Rodolfo Amstalden acaba de lançar um novo livro focado na estratégia apelidada de Viver de Renda. Você vai saber como é possível ter dinheiro caindo automaticamente na conta para sempre. Você pode começar a aplicar esse método hoje mesmo. Seu guia para alcançar uma nova vida financeira, mais próspera e com dinheiro extra, já está disponível para download. Acesse aqui e veja como baixar seu e-book.




Edições Anteriores



Facebook Twitter Youtube Linkedin
Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.477 - Torre B - 10º Andar
CEP 04538-133 - Itaim Bibi - São Paulo
Estamos enviando este email porque você é assinante Empiricus. Se preferir não receber novas oportunidades de lucro, acesse aqui para cancelar o recebimento, ou acesse nossa Central de Preferências para escolher quais publicações deseja receber.
Curso de Administração: www.desenvolvecursos.com/administracao
Curso de Analista Financeiro: www.desenvolvecursos.com/analista-financeiro
Curso de Auxiliar Administrativo: www.desenvolvecursos.com/auxiliar-administrativo
Tecnologia do Blogger.